Paralelo 29

ABDON: Confiança e sucesso

Reprodução

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Confiança é um elemento indispensável para manter qualquer relacionamento. Confiança e sucesso andam de mãos dadas. Confiança nas pessoas. Confiança nas instituições.

Confianças nas empresas. Confiança na atualidade. Confiança até no futuro. Quando a confiança existe pode-se atingir o sucesso esperado.

Existe aquele ditado: “ confiança é como um espelho, uma vez quebrado nunca mais será o mesmo”. É assim que funciona nas relações pessoais, profissionais e até mesmo na política.

Quando confiamos, tudo flui. Mas, se essa confiança é quebrada, o relacionamento torna-se complicado. Quando existe a perda da confiança, o relacionamento pode acabar e pode até ser recuperado se houver reconhecimento da confiança anterior, possibilitando uma nova chance para o faltoso.

Entretanto, se alguém sente-se prejudicado com o fato que gerou a perda da confiança, o relacionamento tende a terminar.

É assim que funciona o comportamento humano, na vida pessoal e na vida profissional. A confiança também está presente no exercício da cidadania, incluindo na perda de confiança no político que foi escolhido para representá-lo.

No marketing, como  ciência e arte, quando se perde a confiança do bem e/ou serviço adquirido, simplesmente não será realizada nova aquisição.

No fenômeno turístico são identificados perda da confiança na oferta, incluindo os produtos gerados pelos  integrantes do sistema que envolve o transportar, visitar, comer, comprar e dormir.

Quando os atendimentos, os anúncios e as experiências não correspondem às realidades, a confiança está perdida. Além disso, a insatisfação e a perda da confiança  podem gerar transtornos para os causadores das ações que fazem a perda da  confiança.

Convém salientar que o marketing não pode ter propaganda enganosa, ações comunicacionais que queiram tirar vantagens dos relacionamentos das trocas com preços justos e acordados entre as partes. Marketing não aceita mentira.

É bom lembrar que o consumidor e  eleitor é um cidadão. Além disso, estamos longe para que o povo também possa avaliar melhor os políticos que foram eleitos, assim como deixar de adquirir bens e/ou serviços que deixaram de ser confiáveis.

Alguns foram eleitos com propostas que não podem ser realizadas e durante suas gestões perdem o valor indispensável para atingir o sucesso: a confiança. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!