Ele também era professor universitário e trabalhou no extinto jornal A Razão
Morreu na tarde deste sábado (23), no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (Caridade) o jornalista Ubiratan Alves, conhecido como Bira. Ele tinha 85 anos e estava internado desde sábado passado (16), em decorrência de complicações respiratórias.
As informações são do repórter Renato Olivera, da Rádio Imembui. O velório será no Cemitério Santa Rita e seu corpo será cremado.
Homem do rádio e professor universitário, Bira trabalhou em quase todas as emissoras de rádio de Santa Maria, como Imembuí, Santamariense e a extinta Guarathan. Nos anos 90, Bira trabalhou como gerente comercial no extinto Jornal A Razão, onde sua esposa, na época, Leange Severo Alves, foi editora-chefe.
Bira Alves comandou o departamento comercial do A Razão na transição da era analógica para a digital. Anos mais tarde, quando ficou viúvo de Leange, o jornalista retornou a Londrina (PR), onde havia morado e lecionado. Depois, ele retornou a Santa Maria.
Em 2017, tempos depois da morte da primeira esposa, o jornalista teve mais um baque com a morte prematura da filha Rachel Severo Alves Neuberger.
Nos últimos anos, Bira Alves foi articulista do jornal Diário e participou do programa Sala de Debates da Rádio CDN, também do Grupo Diário. Atualmente, Bira era casado com Claudia Pienif.
Além da esposa, Claudia, Bira deixa dois filhos: Alex e Eric, um irmão e uma irmã. O corpo do jornalista será velado neste domingo (24), a partir das 8h, na capela E do Cemitério Santa Rita. A cremação será às 17h, no mesmo local.