Paralelo 29

Castramóvel completa dois anos com mais de 2,6 mil cirurgias e previsão de novo cadastro

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Unidade móvel exclusiva para castração de cães e gatos deverá anunciar nova ação

Implantado no final de março de 2022 pela Prefeitura de Santa Maria, o Castramóvel está completando dois anos com uma marca de 2,6 mil castrações de fêmeas de cães e gatos. No próximo sábado (6), haverá uma ação especial, das 10h às 12h, no Calçadão Salvador Isaia.

A Secretaria de Meio Ambiente, que é responsável pela fiscalização do serviço, divulgará mais detalhes da programação de sábado nos próximos dias.

Também será anunciada a abertura de cadastro para castrações de animais de tutores inscritos no CadÚnico, que não tenham condições de pagar pelo serviço em clínica particular.

A unidade do Castramóvel está instalada em um galpão da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Adão Schneider, 55, Bairro Presidente João Goulart.

No local, são realizadas cirurgias agendadas de castração de cães e gatos. Os procedimentos ocorrem nas segundas e quintas-feiras. A primeira cirurgia foi realizada em 30 de março de 2022.

O Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem nas atividades cirúrgicas.

Foram registrados, até o momento, mais de 2,6 mil castrações. Em 2022 foram castrados 822 caninos e 210 felinos. Já em 2023 foram castrados 840 caninos e 455 felinos.  Em 2024, até o dia 27 de março, foram castrados 297 caninos e 49 felinos.

O superintendente de Controle e Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano, destaca que o serviço tem como objetivo o controle de natalidade e o controle populacional de pequenos animais em Santa Maria, evitando o abandono e que eles fiquem nas ruas.

Todos os animais castrados no Castramóvel recebem um microchip que serve para a identificação tanto do pet como do proprietário. Assim, caso aconteça algo com o animal, é possível saber os dados do tutor. A eficiência do serviço também é destacada pelo superintendente.

“Completamos mais de 2,6 mil animais castrados, sem registro de óbito cirúrgico. Selecionamos os animais que vamos castrar após uma triagem aprofundada, cumprindo protocolos rigorosos para manter um alto padrão do serviço que é entregue”, explica Caetano.

Abertura de novo cadastro

Novo cadastro será para inscritos no CadÚnico que têm animais em casa/Foto: João Alves, SEC, PMSM

O Castramóvel também atua em conjunto com as entidades e ONGs de proteção de pequenos animais. Com a renovação do termo aditivo contratual, será aberto um novo chamado de cadastro para castrações de animais cujos proprietários estejam cadastrados no CadÚnico, que não tenham condições financeiras de arcar com os custos de uma castração em uma clínica particular.

Nestes casos, é importante que o animal esteja estritamente domiciliado, ou seja, dentro das dependências do imóvel, sem acesso livre à rua e contato com outros animais.

“Reforçamos também que precisa haver a conscientização dos proprietários que seus animais não devem estar soltos ou semi domiciliados. Pois na rua eles sofrem todo o tipo de crueldade e acabam se reproduzindo de forma aleatória, produzindo crias indesejadas e abandonadas”, destaca Caetano.

(Com informações de Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn