Empresário é pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Após uma longa espera, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, vai assinar sua ficha de filiação no PSDB, partido pelo qual pretende concorrer à Prefeitura nas eleições de outubro.
O ato de filiação foi confirmado ao Paralelo 29 pelo próprio Decimo. O evento será na quinta-feira (4), às 18h45min, no CTG Piá do Sul. Lideranças estaduais deverão comparecer, mas o ato será mais local para formalização da pré-candidatura dele à Prefeitura.
“Queremos, neste momento, fazemos algo mais para o nosso pessoal mesmo, mas serão convidadas autoridades estaduais sim”, disse o vice-prefeito.
Vereador Tubias Calil se pronuncia e diz que ainda não decidiu se vai para o PL
Sem chances no União Brasil
O empresário, que se elegeu concorrendo pelo extinto PSL (Partido Social Liberal), em 2020, está deixando o União Brasil, sigla que surgiu da fusão do seu antigo partido com o Democratas (DEM).
A filiação do vice-prefeito ao partido do prefeito Jorge Pozzobom vinha sendo articulada há tempos. No entanto, Decimo decidiu deixar para o final da janela de transferência partidária.
O União Brasil, por sua vez, mesmo sendo uma sigla de perfil liberal, decidiu se aliar com a esquerda em Santa Maria. Principal liderança do UB, o ex-prefeito José Haidar Farret será candidato a vice em uma chapa encabeçada pelo deputado estadual petista Valdeci Oliveira.
PP perde mais um vereador em Santa Maria e fica com apenas uma cadeira
Primeiro convite partiu do PL
Apontado como sucessor natural de Pozzobom, que encerrará dois mandatos à frente do Executivo Municipal, Decimo chegou a ser convidado a ingressar no PL, em 6 de agosto do ano passado, durante um evento regional da sigla, em Santa Maria.
Na época, o PL era dirigido pelo advogado Marco Mascarenhas e pelo empresário Ewerton Falk, que acabaram destituídos pelo comando estadual no início do mês. Os dois deixaram o PL.
Anita troca o PP pelo Podemos e partido perde metade da bancada eleita em 2020
Tucanos levaram a ficha em convenção
Em sua convenção municipal, realizada 20 dias após o evento do PL, o PSDB formalizou convite para o vice-prefeito tornar-se tucano. Eleito presidente do PSDB, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, fez um discurso dizendo que os tucanos iriam disputar a filiação do vice.
“Sei que já tem o convite do PL, mas eu também quero te convidar para entrar no PSDB. Respeitando, nós vamos disputar a tua filiação”, disse Cortez, de forma descontraída, disse Cortez diante de representantes do PL, sigla aliada da atual administração municipal.
Em seguida, o prefeito Jorge Pozzobom entregou uma ficha de filiação a Decimo. A partir desse momento, o empresário passou a ser visto como um tucano, mesmo que no ninho do União Brasil.
A filiação do vice-prefeito no PSDB não é nenhuma surpresa no cenário atual. Porém, Decimo entra de ve na disputa pela sucessão municipal, formalizando sua pré-candidatura a prefeito.