Ademir José da Costa falou sobre a campanha de entidades empresariais e defendeu mais rigor na fiscalização de ambulantes no Centro de Santa Maria
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O presidente do Sindicato dos Lojistas da Região Centro (Sindilojas), Ademir José da Costa, defende que a Prefeitura de Santa Maria intensifique a fiscalização de todos aqueles que ocupam espaços públicos para vender algum tipo de produto. O empresário participou do podcast Estação 29.
“É obrigação do setor público evitar a invasão das áreas públicas pelo comércio informal”, diz o empresário, que defende a retirada de pessoas que ocupam o espaço público no Centro da cidade, incluindo ambulantes, artesãos e músicos.
Campanha O Barato Sai Caro
O empresário falou sobre a campanha “O Barato Sai Carto: Diga Não ao Comércio Informal”, lançada na semanada passada por 12 entidades empresariais de Santa Maria com apoio da Prefeitura.
Ademir diz que a desocupação do Centro faz parte da iniciativa, embora o foco seja o comércio de produtos similares aos vendidos em lojas, como aqueles comercializados por ambulantes.
O dirigente explica que não é contra os artesãos, desde que vendam produtos feitos por eles, nem contra os artistas de rua, mas entende que a Prefeitura precisa disciplinar o uso do espaço público.
Shopping Popular, exemplo positivo
Como exemplo positivo, Ademir cita o Shopping Independência, também conhecido como Shopping Popular ou Camelódromo. Inaugurado em 2010, o espaço foi criado para abrigar principalmente comerciantes do antigo Camelódromo da Avenida Rio Branco.
Segundo Ademir, os antigos camelôs estão formalizados como MEI (Microeempreendedor Individual) e alguns deles, inclusive, são associados do Sindilojas.
Aumento de impostos
No podcast, Ademir também falou sobre a queda de braço de setores da sociedade civil, sobretudo do empresariado, com o governador Eduardo Leite (PSDB), contra o aumento de impostos. O empresário também abordou a reforma tributária do governo federal.
O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos. As entrevistas são conduzidas por José Mauro Batista e Rodrigo Dias. O episódio já está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.