Podcast Estação 29 ouviu Rodrigo Crivellaro Dias da Costa, professor do esporte que virou febre na cidade e já conquistou três mil santa-marienses
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Os esportes de raquete viraram uma febre em Santa Maria nos últimos anos. Um deles, o padel, mistura do tênis com o squash, conquistou uma parcela dos santa-marienses, entre eles Rodrigo Crivellaro Dias da Costa, um ex-árbitro de futebol que virou notícia em 2021 após ser agredido em um jogo de futebol.
Conhecido pelo apelido de Soneca, Rodrigo Crivellaro participou do podcast Estação 29, onde contou a sua história como árbitro de futebol, a volta por cima e a sua adesão ao padel, esporte do qual é praticante e professor.
Apesar do trauma psicológico sofrido com a agressão no jogo entre São Paulo – RG e Guarani – VA, pela Série A2 do Campeonato Gaúcho, Soneca fala sobre o assunto.
Natural de Pelotas, Soneca começou a jogar padel aos 12 anos, antes mesmo de ser árbitro de futebol. Radicado em Santa Maria desde 2006, Soneca começou a treinar padel na Confraria Del Padel, com o professor uruguaio Nilson Braccini, que trouxe o esporte para o Coração do Rio Grande.
Entre 2010 e 2012, Soneca chegou a jogar na Seleção Brasileira de Padel, na categoria sub-18. Parou quando entrou na Faculdade de Educação Física.
A partir de 2012, ingressou na arbitragem de futebol onde parou depois da agressão que o deixou 90 dias internado. Depois de sessões de terapia com psiquiatra e psicólogo para se recuperar dos traumas da agressão, retomou o padel.
Atualmente, Soneca é professor do esporte. Ele estima que 1% da população de Santa Maria pratica padel, o que significa que a cidade tem três mil padelistas. São 40 quadras na cidade, incluindo os clubes sociais e os estabelecimentos particulares, entre eles a Cesla (Complexo de Esporte e Lazer).
O padel pode ser praticado por pessoas das mais variadas faixas etárias. No entanto, é um esporte caro e ainda não acessível à grande parte da população.
O Estação 29 é patrocinado por Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e por Classic Filmes, loja de acessórios e serviços automotivos. As entrevistas são conduzidas por José Mauro Batista e Rodrigo Dias. O conteúdo está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.
.