Paralelo 29

Bolsonaro virá a Santa Maria em 17 de maio, diz deputado do PL

Foto: Antônio Cruz, Agência Brasil

Ex-presidente já veio outras vezes ao Coração do Rio Grande

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

O deputado federal Luciano Zucco (PL) confirmou nesta segunda-feira (15) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitará Santa Maria no próximo dia 17 de maio, aniversário da cidade.

Esta será a quarta visita de Bolsonaro ao Coração do Rio Grande. Nas duas primeiras aparições dele na cidade, época em que era deputado federal, Bolsonaro causou polêmicas.

Em junho de 1993, ele disse que, se estivesse no poder, decretaria estado de exceção no Brasil e fecharia o Congresso Nacional por um determinado período para colocar o país em ordem.

Declarações polêmicas e título de Persona non Grata

As declarações renderam a ele protestos e a cassação do título de Visitante Ilustre concedido pela Prefeitura de Santa Maria. A Câmara também aprovou uma resolução considerando Bolsonaro “Persona non Grata” em Santa Maria.

No ano seguinte, o então deputado federal, que era filiado ao PPB (atual PP), voltou à cidade para apoiar a candidatura do vereador Enir Garcia dos Reis (que era filiado ao PL) à Câmara dos Deputados. Embora mais contido nas declarações sobre política, Bolsonaro defendeu medidas polêmicas como a esterilização forçada de mulheres para evitar filhos.

Última visita foi como presidente

A última visita de Bolsonaro à cidade ocorreu em 2019, quando ele era presidente da República. Na ocasião, ele veio para participar da Festa Nacional da Artilharia, confraternização anual do Exército que ocorre no Regimento Mallet.

Quando da vinda dele como presidente, aliados tentaram cassar o título de Persona non Grata na Câmara de Vereadores, mas não obtiveram votação suficiente.

A quarta visita de Bolsonaro a Santa Maria ocorrerá em um momento de crescimento do PL na cidade. O partido, que não elegeu nenhum vereador em 2020, ganhou três vereadores na janela de trasnferência partidária que se encerrou no último dia 5.

Ingressaram no PL os vereadores Roberta Leitão (ex-PP), Coronel Vargas (ex-PP) e Tubias Calil (ex-MDB).O partido filiou outros políticos conhecidos na cidade, como o ex-candidato a prefeito Jader Maretoli, que é pastor evangélico.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn