Operação Pólemos foi deflagrada para desarticular tráfico de drogas comandado por presidiário; sete foram presos
A Polícia Civil deflagrou no início da manhã desta sexta-feira (19) a Operação Pólemos para o cumprimento de 26 ordens judiciais em Júlio de Castilhos e em três presídios estaduais da região.
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que trafica drogas a partir do comando de um presidiário de Cruz Alta.
Em Júlio de Castilhos, os policiais cumpriram seis mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão.
Um dos mandados de prisão foi cumprido no Presídio Estadual de Jùlio de Castilhos. Outro mandado de prisão foi cumprido na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Já no Presídio Estadual de Cruz alta foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
A OPERAÇÃO
- Coordenada pelo delegado Adriano Winkelmann De Rossi, da DP de Júlio de Castilhos
- Envolveu 88 policiais e 25 viaturas
DELEGACIAS QUE PARTICIPARAM
- Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria (3ª DPR)
- Delegacia de Polícia de Júlio de Castilhos
- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Maria
- Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas (Draco) de Santa Maria
- 1ª DP de Santa Maria
- 2ª DP de Santa Maria
- 3ª DP de Santa Maria
- 4ª DP de Santa Maria
- Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria
- Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI de Santa Maria
- DP de Tupanciretã
- DP de Itaara
- DP de São Pedro do Sul
- DP de Faxinal do Soturno
- DP de Dona Francisca
- DP de Agudo
- DP de São Sepé
- DP de Ivorá
- DP de Silveira Martins
- DP de Pinhal Grande
- 1ª DP de Cruz Alta
- Draco de Cruz Alta
- Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Cruz Alta
- Polícia Penal
Prisões deram origem a investigações
De acordo com a Polícia Civil, o esquema de tráfico de drogas operava em Júlio de Castilhos e seria comandado por um apenado do Presídio de Cruz Alta.
Durante a investigação que resultou na operação desta sexta houve a prisão em flagrande de cinco pessoas. Em 1º de março, a Polícia prendeu em flagrante dois homens (44 e 35 anos), no Bairro Centro. Eles tinham drogas, balanças de precisão, anotações do tráfico, dinheiro em espécie de aparelhos celulares.
Em 7 de março, foi presa em flagrante no Bairro Tancredo Neves, também em Júlio de Castilhos, uma mulher de 52 anos. Com ela, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, um revólver calibre .38, 34 cartuchos de munição de calibre 38, 19 cartuchos de 9mm, 14 cartuchos de calibre 22, 15 cartucos de calibre 12 e um aparelho celular.
Já em 2 de abril, duas mulheres (de 53 e 29 anos) foram presas em flagrante no Bairro Centro Baixo, em Júlio de Castilhos. Com elas, os policiais apreenderam nove porções de cocaína pesando mais de meio quilo (521 gramas), uma arma de fogo calibre 38 com dois cartuchos, um caderno de anotações do tráfico, 80 buchas de crak, quatro porções de maconha com 102 gramas, duas balanças de precisão e R$ 305.
Em continuidade às investigaçãos para apurar outros vínculos dos presos e com o fim de colher materialidade do crime de tráfico, foi possível chegar aos alvos da operação desta sexta.
Mais apreensões nesta sexta
Durante o cumprimento dos mandados nos bairros Centro, Centro baixo, Tancredo Neves, Independência, Santo Antônio e Castelo Branco, foram apreendidos: 130 buchas de cocaína; mais de R$ 5 mil em dinheiro e 14 aparelhos celulares.
Também foram apreendidos cadernos com anotações do tráfico; petrechos para embalar drogas, balanças, um veículo, uma motocicleta e duas máquinas de cartão; entre outros objetos. Na mesma ação, duas pessoas foram presas por tráfico no Centro Baixo.
Líder tem vasta ficha criminal
No Presídio Estadual de Cruz Alta foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Foram apreendidos carregadores e um aparelho celular.
O preso acusado de chegiar a organização criminosa em cidades da região tem 33 anos de idade e é natural de São Leopoldo.
Ele possui antecedentes policiais por latrocínio (roubo com morte), assalto (duas ocorrências), porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, assassinato (homicídio qualificado), estupro, tráfico de drogas (duas ocorrências), associação para o tráfico (duas ocorrências), receptação e organização criminosa.
Total de sete prisões
Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os homens foram encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, onde ficarão à disposição da Justiça.
Dois investigados não foram localizados e encontram-se na condição de foragidos; portanto, o saldo final de prisões da operação é de sete presos: dois em flagrante e cinco preventivamente.
A Polícia Civil de Júlio de Castilhos divulgou um canal para denúncias. O número é (55) 3271-2023 (whatsapp). O sigilo do informante é mantido.
(Com informações da Polícia Civil)