Paralelo 29

Brasileirão: Com gol de Cristaldo, Grêmio vence Cuiabá na Arena

Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA

É a segunda vitória consecutiva do Tricolor na competição

O Grêmio venceu a segunda partida consecutiva no Campeonato Brasileiro! Neste sábado (20), contra o Cuiabá, em jogo válido pela 3ª rodada do campeonato nacional, o Tricolor chegou aos seis pontos em nove disputados. Dentro de campo, mais uma partida onde o meia Franco Cristaldo foi o nome do gol que deu a vitória ao Tricolor!

Com jogo decisivo na próxima terça-feira pela CONMEBOL Libertadores da América contra o Estudiantes de La Plata, o técnico Renato Portaluppi optou por uma equipe mista, com cinco alterações em relação ao time que venceu o Athletico Paranaense no início da semana.

Primeiro tempo

A primeira finalização da partida foi do time visitante na Arena. Após receber às costas da zaga gremista, o atacante Isidro Pitta deu o passe rasteiro para trás, onde estava posicionado o meia Rikelme, que chegou chutando. Contudo, a bola respingou na zaga gremista e sobrou para o lateral Matheus Alexandre, que cortou a marcação e finalizou de canhota contra a meta do goleiro Marchesin, que se atirou mas não chegou a tocar na bola antes de sair pela linha de fundo.

Aos 8’, o Grêmio teve sua primeira chegada através do atacante Soteldo, que driblou o marcador e finalizou de longa distância, mas a bola foi no centro do gol, o que facilitou a vida do goleiro Walter, do Cuiabá.

Três minutos depois, o venezuelano deu um susto na torcida Tricolor. Ao dominar uma bola, Soteldo ergueu o braço reclamando de dores no tornozelo em virtude de uma chegada mais forte que havia sofrido minutos antes. Pra alívio da torcida na Arena, tudo ok com o pequeno gigante.

Com o jogo truncado, as faltas começaram a aparecer com muita frequência. Após Denilson levar cartão amarelo, foi a vez do volante Fernando Sobral receber a advertência do juiz por falta dura cometida sobre o paraguaio Villasanti.

Aos 17’, em disputa aérea no ataque gremista, o zagueiro Gustavo Martins e o lateral Allan Empereur se chocaram de cabeça e receberam atendimento médico.

No lance, o atleta do Cuiabá levou a pior e precisou ser substituído. De acordo com as novas regras da CBF para os campeonatos nacionais, se algum atleta precisar deixar o campo após um choque de cabeça, a substituição pode ser efetuada sem que conte entre as cinco previstas para cada equipe. Com isso, ambos times podem fazer uso de uma sexta troca na partida.

No minuto seguinte, quase que o Cuiabá abre o placar. Em falha defensiva, a bola sobrou para Isidro Pitta, que chutou cruzado para dentro da pequena área, onde estava posicionado Jhonatan Cafú que, de primeira, finalizou contra a meta gremista. O goleiro Marchesin estava muito bem posicionado e fez uma grande defesa pra salvar o Tricolor!

Aos 22’, o Grêmio teve chance de abrir o placar na Arena. Após cruzamento fatiado de Soteldo, o centroavante João Pedro Galvão subiu para cabecear entre os zagueiros do Dourado, mas apenas raspou na bola, o que foi suficiente para tirar o goleiro Walter da jogada. Caprichosamente, a bola passou rente à trave esquerda do Cuiabá. Quase o primeiro do Grêmio!

Aos 40’, quase que o Grêmio marca um golaço na Arena. Após excelente passe aéreo de Villasanti, João Pedro Galvão dominou no peito e, de costas para o gol, arriscou uma bicicleta por cobertura do goleiro Walter, que conseguiu salvar o Cuiabá. Quase um golaço na Arena!

O Grêmio foi pra cima e, três minutos depois, chegou ao primeiro gol da partida. Ao dominar a bola na intermediária ofensiva, o meia Franco Cristaldo viu o centroavante João Pedro Galvão se intrometer entre os zagueiros do Cuiabá e arriscou um lançamento calibrado com GPS para o centroavante.

Porém, a rota foi levemente desviada: a bola que deveria ir para a cabeça do centroavante acabou indo direto para o fundo das redes do adversário! É isso que conta! Bola na rede, três pontos na conta, Cristaldo cada vez mais artilheiro na temporada 2024! Um a zero Grêmio na Arena!

Aos 48 minutos, o árbitro da partida encerrou o papo no primeiro.

Segundo tempo

Sem substituições, as equipes retornaram para a segunda etapa.

Logo na primeira chegada do Grêmio, o lateral José Guilherme disputou espaço em velocidade com o zagueiro Marllon, que tentou cabecear a bola para a linha lateral, mas os dois atletas acabaram se chocando de cabeça, o que gerou preocupação para ambos departamentos médicos. O lateral gremista levou a pior e acabou levando um corte na cabeça no lance. Que susto!

Aos seis minutos, boa jogada do Grêmio pela direita. Após investir em velocidade pelo lado esquerdo, Gustavo Nunes fez um cruzamento na medida para Soteldo, que finalizou de primeira, mas a bola passou por cima do gol defendido por Walter.

Dois minutos depois, o técnico Renato precisou fazer sua primeira alteração na partida. O lateral José Guilherme não conseguiu prosseguir no jogo em função do forte choque com o zagueiro do Cuiabá. Em seu lugar, Fabio ingressou no jogo.

Aos 12’, o Grêmio teve ótima chance de ampliar o placar, dessa vez, com Villasanti. Após bom drible dentro da área, o volante tentou o chute, a bola desviou e perdeu força antes do goleiro Walter fazer a defesa.

Com o Cuiabá se abrindo pro jogo, o Grêmio ganhou mais campo para investir com perigo. Em jogada de JP’s, o atacante esticou o passe para o lateral, que limpou a marcação e finalizou cruzado. A bola acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 17’, mais uma polêmica envolvendo a arbitragem no campeonato. Em cruzamento de Fabio pela direita, o zagueiro Marllon interceptou com o corpo, mas a bola acabou correndo pelo braço esquerdo do defensor do Cuiabá. Apesar da reclamação da torcida e jogadores, nada foi marcado.

O técnico Renato Portaluppi colocou no jogo os atacantes Everton Galdino e Nathan Fernandes nos lugares do autor do gol Franco Cristaldo e do atacante João Pedro Galvão.

Aos 33’, o atacante Everton Galdino disputou a posse de bola com André Luis, que acabou caindo no gramado. Na sequência, Galdino foi afastar a bola do campo de defesa e chutou a bola no próprio atleta do Cuiabá, que estava caído. O juiz da partida deu cartão amarelo para Galdino.

O treinador gremista também colocou em campo os volantes Dodi e Ronald pra fechar a casinha nos minutos finais da partida. Aos 46’, o Cuiabá chegou com perigo através de uma cabeçada de Derik Lacerda, que passou à direita do gol defendido por Marchesin.

Aos 50’, após uma marcação equivocada da arbitragem, o zagueiro Kannemann, que estava no banco de reservas, acabou tomando cartão amarelo por reclamação, segundo o árbitro.

Clima tenso no fim do jogo, mas com vitória Tricolor! Aos 52’, o juiz encerrou a partida! Três pontos importantes para o Grêmio, que chegou à vice-liderança momentânea da competição.

(Com informações do Grêmio FBPA)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn