Unidades de Saúde de regiões periféricas da cidade receberão 40 ações artísticas da palhaça e pesquisadora Daiani Brum
O projeto Palhaçaria no SUS III, da palhaça e pesquisadora Daiani Brum, de Santa Maria, foi um dos contemplados pelo valor de R$ 50 mil no edital Funarte (Fundação Nacional de Artes) Retomada 2023 – Circo.
A iniciativa, que se destacou entre 1.261 projetos do país todo inscritos no edital, propõe um diálogo artístico, formativo e de pesquisa entre o circo e as áreas da Saúde, atuando com ênfase em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) situadas em regiões periféricas de Santa Maria e na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Suas ações já começaram, em Santa Maria.
Ao todo, serão 40 ações artísticas periféricas em 2024, distribuídas em 7 UBSs e na Apae, atendendo pacientes e equipe da saúde primária em cada visita.
As ações serão realizadas por duplas de palhaças e palhaços profissionais e também terão a participação de 3 grupos convidados de Circo, Dança e Teatro da cidade.
Além das ações artísticas, o projeto desenvolve um eixo formativo, com a oferta de 5 oficinas gratuitas, gravação de 1 audiolivro e criação de um documentário para registro e divulgação das atividades.
A iniciativa ainda prevê a publicação e distribuição gratuita de 100 unidades do livro impresso Palhaçaria no SUS, cujo tema faz parte da investigação de mestrado, doutorado e pós-doutorado de Daiani Brum, proponente, palhaça e coordenadora do projeto.
O Palhaçaria no SUS III é a continuidade de uma iniciativa criada em 2020, em Santa Maria, por Daiani Brum, a partir de mais de uma década de estudos e práticas da palhaçaria em contextos de Saúde.
Além dessa edição, Daiani realizou, em 2023, o projeto Palhaçaria no SUS pelo edital estadual FAC – Artes do Espetáculo, com recursos da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Daiani também coordenou, em 2021, a primeira edição do projeto, com recursos da Lei Aldir Blanc de Santa Maria.
“O Projeto Palhaçaria no SUS III é a continuidade de uma prática que têm por objetivo levar a atuação de palhaças e de palhaços profissionais ao espaços de acolhimento e saúde primária situados em comunidades periféricas de Santa Maria – RS, promovendo o contato de pessoas em situação de vulnerabilidade social com a arte da palhaçaria, além de focar no trabalho de distensionamento com as multi equipes atuantes nas UBSs e ESFs atendidas por meio do riso”.
“No Brasil existem milhares de grupos que atuam em contextos hospitalares, criados a partir da inspiração gerada pelo grupo Doutores da Alegria (desde 1991, SP), no entanto, ao levar a palhaçaria para as UBSs e ESFs periféricas, o Projeto Palhaçaria no SUS torna-se pioneiro no país”.” – Daiani Brum – palhaça, produtora e coordenadora do projeto.”, explica Daiani Brum.
No momento, o projeto encontra-se em fase de realização, onde as palhaças e palhaços realizam as visitas para execução das ações artísticas nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria.
ONDE OCORRERÃO AS AÇÕES
As localidades de Santa Maria que serão atendidas:
ESF Alto da Boa Vista – Nova Santa Marta
ESF Nova Santa Marta – Vila Pôr do Sol
UBS Dr. Floriano da Rocha – Juscelino Kubitschek
ESF Urlândia – Vila Urlândia
ESF Vila Santos – Urlândia
ESF Vila Lídia – Noal
ESF Kennedy – Salgado Filho
Quem é Daiani Brum
Natural de Santa Maria, Daiani Brum é artista pertencente à comunidade LGBTTQIA+ e palhaça (desde 2009). É Pós-doutoranda em Artes Cênicas (UFU, 2023 – Bolsista do CNPQ Pós-Doutorado Júnior – PDJ, chamada 25/2021); Doutora em Teatro (UDESC, 2021 – Bolsista FAPESC), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017 – Bolsista FAPERN), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2012).
Formou-se em palhaçaria na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, no curso de Formação de Palhaços para Jovens (SP, 2012-2014).
Dedica-se à atuação palhacesca periférica, às ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas. É autora e organizadora do livro Palhaças na Universidade (EDUFSM, 2022).
Palhaçaria no SUS III – Ficha Técnica
Direção geral, coordenação e produção executiva: Daiani Brum
Palhaças e palhaços: Daiani Brum, Gelton Quadros, Juliet Castaldello e Renata Corrêa
Fotografia: Mariliz Focking
Documentarista: Alan Orlando
APAE Santa Maria
(Com informações da assessoria do projeto)