Paralelo 29

Com lotação três vezes maior, Pronto-Socorro do Husm só atende casos com risco de morte

Foto: Divulgação, Husm, Ebserh

Pacientes em 45 macas aguardam no corredor da instituição

A direção do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) restringiu os atendimentos no Pronto-Socorro da instituição nesta quarta-feira (24). A medida se deve ao fato de 74 pacientes estarem internados na unidade, quase três vezes a mais do que a quantidade de leitos.

O hostpital dispõe de equipamentos, estrutura física e equipe dimensionada para atender 29 pacientes, contudo, há 45 macas no corredor.

De acordo com o comunicado, somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou referenciados pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) terão prioridade na assistência. O Husm é referência em municípios da Região Central.

A Direção Clínica do hospital e o Setor de Paciente Crítico orientam a população para só se dirigir ao pronto-socorro em casos graves (com risco de morte), como fratura exposta, enfarte e Acidente Vascular Cerebral (AVC), envenenamento por animais peçonhentos.

“A restrição no atendimento será avaliada diariamente pela equipe técnica. A assistência aos pacientes de demanda espontânea será retomada assim que houver condições adequadas que garantam a segurança das equipes e dos pacientes”, diz a nota.

A situação já foi notificada para a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde para providências. O Husm é admistrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eberh).

(Com informações da Ebserh-Husm)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn