Penitenciária de Santa Maria tem sido alvo de operações rotineiras
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29*
Agentes da Polícia Penal e do Ministério Público participaram, na manhã desta sexta-feira (26), de uma revista na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), que já vem sendo alvo de operações desde a semana passada. A ação desta sexta, porém, integra uma operação nacional.
Conforme a assessoria da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), a operação desta sexta integra a Operação Mute, que ocorre de forma simultânea em todo o país.
As revistas no Rio Grande do Sul começaram na quarta-feira (24) por Canoas. Na quinta-feira (25), as revistas ocorreram em Caxias do Sul e em Porto Alegre.
A Operação Mute é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de identificar e retirar celulares das unidades prisionais do país, como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em todo o território brasileiro.
MEGAOPERAÇÃO: Polícia Civil prende 28 pessoas em ação com mais de 100 policiais em Santa Maria
Operação nacional em 51 presídios do país
A operação conta com a atuação de policiais penais federais e estaduais em 51 unidades prisionais, entre elas a Pesm.
Durante a Operação Mute, agentes realizam revistas em pavilhões e celas para retirar celulares, que são as principais ferramentas utilizadas por criminosos para impor a violência nas ruas.
As operações na Pesm, no entanto, têm sido rotineiras. Desde a reunião da cúpula estadual da Segurança Pública, na semana passada, devido ao aumento dos homicídios, o estabelecimento penal tem sido alvo de revistas diárias.
Isso em contar com as revistas feitas com base em mandado judicial, como uma que ocorreu na semana passada, a cargo da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).
Segundo a assessoria da Polícia Penal disse ao Paralelo 29 na manhã desta sexta-feira, as informações serão divulgadas a partir da tarde.
Em ofensiva contra homicídios, Polícia Civil prende mais dois investigados
Um ano depois de outra grande apareceu
Há exatamente um ano, a Susepe realizou uma grande operação de revista na Pesm. A ação ocorreu na galeria C e envolveu 45 policiais penais, entre integrantes do Grupo de Intervenção Rápida da 2ª Região (GIR-2), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária, do Canil Regional e de servidores da casa prisional, além do Corpo de Bombeiros de Santa Maria.
Na ocasião, os agentes apreenderam celulares, baterias, facas artesanais e maconha. Na época, também houve cumprimento de mandados de busca e apreensão em seis celas, em conjunto com policiais da Delegacia de Homicídio de Santa Maria.
A operação do ano passado foi resultado de investigações da Delegacia de Homicídios em cojunto com agências de inteligência da Susepe e da Polícia Civil.
(Com informações da Susepe)
x