JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
A Prefeitura de Santa Maria é parte em mais de 20 mil processos na Justiça. A lista inclui ações em que o Município é autor, por meio da Prefeitura, réu ou como parte interessada. Com o quadro reduzido na Procuradoria-Geral do Município (PGM), o Executivo municipal pretende realizar um concurso para o cargo de procurador.
O anúncio foi feito no Podcast Estação 29 do Paralelo 29 pelo procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, que participou de um bate-papo com José Mauro Batista e Rodrigo Dias.
Atualmente, a PGM tem oito procuradores, sendo sete de carreira (do quadro) e o procurador-geral. É com essa estrutura que a PGM cuida de mais de 20 mil processos judiciais em que o Município é autor, réu ou parte interessada.
São ações de execução fiscal para cobrança de impostos atrasados, reintegrações de posse e litígios na área da saúde, por exemplo. Além disso, internamente, a PGM tem uma série de demandas de assessoramento ao prefeito e a todas as secretarias.
“Acaba passando pela Procuradoria a análise dos projetos a serem enviados à Câmara de Vereadores, a análise de contratos e licitações”, explica Cortez.
Como houve aposentadorias, a Prefeitura terá que repor o quadro da PGM. Por isso, o concurso público que está em processo de debate interno.
“A gente é bastante demandado e eu encaro isso como um grande desafio e também como uma oportunidade de vida para entender a gestão com um outro olhar”, diz o PGM.
PODCAST: “Neste momento, vamos governar com o que a gente tem”, diz Pozzobom
Articulador político
De assessor do então deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) na Assembleia Legislativa até chegar à Procuradoria-Geral do Município, Guilherme Cortez, ocupou cargos importantes no primeiro escalão desde a primeira gestão de Pozzobom como prefeito, iniciada em 2017,
Foi chefe da Casa Civil (hoje, Gabinete do Prefeito), secretário de Finanças e secretário de Gestão e Modernização Administrativa. Apesar de atuar em pastas com perfil técnico e burocrático, Cortez é um dos principais articuladores políticos da cidade.
Como presidente do PSDB, Guilherme Cortez também falou sobre a sucessão municipal e a pré-candidatura do vice-prefeito Rodrigo Decimo, filiado ao recentemente no partido.
O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos. O episódio já está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.