Prefeitura preparou espaço para pessoas que precisaram deixar suas casas por conta das enchentes e alagamentos
O Centro Desportivo Municipal (CDM), em Santa Maria, abriga 35 pessoas desde a noite de terça-feira (30) devido às chuvas que assolam a cidade. Os desabrigados estão no ginásio D
No local, os desalojados em razão chuva que atinge fortemente o Município desde segunda-feira (29) recebem alimentação, água mineral, roupas e têm acesso a produtos de higiene pessoal e a cuidados de enfermagem.
“Nossa prioridade, mais do que nunca, será acolher as pessoas e garantir que elas estejam abrigadas e em segurança. Não vamos nos omitir. Estamos trabalhando com todas as equipes para socorrer quem precisa. Peço que se protejam e peçam ajuda diante de qualquer situação de risco”, comenta o prefeito Jorge Pozzobom.
A expectativa é de manter o ginásio como o ponto de acolhimento destas pessoas até a próxima segunda-feira (6). Contudo, o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, não descarta a possibilidade de ampliar para mais espaços em outras regiões da cidade, visto que a previsão de chuva permanece para os próximos dias.
“O trabalho está sendo realizado em conjunto com várias secretarias, Defesa Civil e órgãos de segurança para garantir um local apropriado para estas pessoas. De fato, estamos colocando em prática o Plano de Contingência, atualizado a partir do Programa Santa Maria Resiliente. Uma preparação que nos torna mais ágeis para agir em situações como esta”, avalia o secretário.
Cadastro
De acordo com o adjunto da pasta, Naldo Vargas, as pessoas que chegam ao CDM fazem um cadastro que também será válido para que a secretaria dê encaminhamentos posteriores, como o envio ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de cada região:
“Muitas destas pessoas perderam seus documentos e o Cras será fundamental nesse apoio para a emissão de uma nova via. Eles ainda poderão ter acessos a benefícios eventuais, como o recebimento de cestas básicas”, explica.
Doações
Os interessados em contribuir com doações poderão realizar a destinação dos itens em dois locais. Produtos de higiene e limpeza serão recebidos no CDM, das 8h às 17h, a partir desta quarta-feira (1º).
Já a entrega dos alimentos deverá ser feita na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Tuiuti, 1586, Bairro Centro), também das 8h às 17h.
(Com informações de Gabriel Marques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)