Motores desligaram e abastecimento da cidade será “afetado significativamente” na cidade
O nível do Rio Ibicuí, onde é captada a água bruta que abastece 70% de Santa Maria, subiu cerca de quatro metros na tarde desta quarta-feira (1º) alagando o sistema de captação de água.
Dessa forma, os motores param de funcionar, impossibilitando o bombeamento da água do rio para a estação de tratamento, o que afetará significativamente o abastecimento da cidade.
As novas bombas que chegaram na manhã desta quarta-feira para que se tenha mais bombeamento de água para a estação de tratamento não puderam ser instaladas também devido a elevação do nível do rio.
Por enquanto, a Corsan está conseguindo captar água apenas da Barragem DNOS, responsável por 30% do abastecimento de Santa Maria.
Devido a baixa captação, a Corsan segue realizando manobras na rede para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada até que seja possível normalizar todo o sistema.
Também foi aumentada a vazão da Barragem do DNOS, para que mais água chegue até a estação de tratamento e possa ser distribuída às residências.
Com a cheia, a captação também é comprometida pelo excesso de vegetação e resíduos que obstruem as tubulações, e o tratamento pode ser dificultado pela alta turbidez das águas. Também para essas situações a empresa está com equipes de prontidão.
Caminhões-pipa abasteceram hospitais
Os oito caminhões-pipa que a Corsan está usando para garantir o abastecimento de água já abasteceu o Hospital Universitário de Santa Maria e o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Casa de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Francisco, Hospital Regional, Pronto Atendimento do Patronato.
A Corsan orienta que as pessoas sigam fazendo o uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalizar o abastecimento em toda a cidade.
As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
CONFIRA A SITUAÇÃO EM OUTROS MUNICÍPIOS
Agudo
Com falta de energia em toda a cidade, o sistema de captação de água não consegue operar e a cidade está desabastecida.
Arroio do Tigre
Com falta de energia elétrica nos poços e na estação de bombeamento, fica impossível levar água para as casas que dependem desse sistema. Na manhã desta quarta-feira, 1, seguiam sem abastecimento de água os bairros Santa Fé, Felicidade, Mohr, Linha Limberger, parte do Centro e Cohab. Os demais bairros já estão com o abastecimento normalizado.
Barros Cassal
Restabelecido 100% do abastecimento de água.
Boqueirão do Leão
Cidade segue sem energia elétrica, impossibilitando a captação de água nos poços e deixando todos os bairros desabastecidos de água. Com as estradas interrompidas, não é possível deslocar gerador para fornecer energia para os poços.
Candelária
Um gerador será utilizado para o funcionamento do sistema de captação de água que foi alagado. Até a ligação, toda a cidade segue desabastecida.
Cachoeira do Sul
Abastecimento de água 100% normalizado.
Dona Francisca
Abastecimento de água 100% normalizado.
Dilermando de Aguiar
Abastecimento de água 100% normalizado.
Faxinal do Soturno
Abastecimento de água 100% normalizado.
Formigueiro
Abastecimento de água comprometido.
Ivorá
Um gerador deve chegar na tarde desta quarta-feira, 1, para fornecer energia para o poço que abastece a cidade e normalizar o abastecimento. Apenas uma parte do Centro ficará desabastecida devido a um rompimento de rede que não pode ser consertado enquanto o rio não baixar.
Itaara
Um rompimento de rede afetou parte do abastecimento na cidade. O reparo está em andamento e o sistema será normalizado em algumas horas.
Júlio de Castilhos
Abastecimento de água 100% normalizado.
Lagoa Bonita do Sul
Sem energia nos poços de captação de água. Cidade 100% desabastecida e sem acesso para receber gerador.
Lagoão
Cidade segue sem energia elétrica, impossibilitando a captação de água nos poços e deixando 100% dos bairros desabastecidos de água. Um gerador será deslocado de Passo Fundo para fornecer energia e o poço voltar a operar.
Mata
Abastecimento de água 100% normalizado.
Nova Palma
Com a energia restabelecida, as equipes da Corsan trabalham na manutenção das redes rompidas para restabelecer o abastecimento de água em toda a cidade.
Pantano Grande
Abastecimento de água 100% normalizado.
Passa Sete
Sem energia nos poços de captação de água. Cidade 100% desabastecida e sem acesso para receber gerador.
Restinga Seca
Cidade segue sem energia elétrica, impossibilitando a captação de água e deixando 100% dos bairros desabastecidos de água.
Rio Pardo
A queda de uma ponte do Rio Pardo caiu sobre a rede de água quebrando a tubulação e deixando os bairros Passo da Areia, Mutirão do Camargo, Corredor dos Coragem e parte da RS 403 sem água. A Corsan orienta que se faça uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalizar o abastecimento nesses bairros, uma vez que com a subida do rio a água cobre a tubulação.
Santa Cruz do Sul
O tratamento na estação que recebe água bruta do Rio Pardinho precisou ser readequado, devido ao alto índice de turbidez. Com a enchente, a água tem chegado do rio com muita sujeira e galhos, por isso, para garantir a qualidade da água, foi necessário diminuir a velocidade com que a água chega na estação de tratamento para que os produtos químicos possam agir, tratando a água adequadamente.
Com essa medida, a pressão da água diminuiu em quase toda a cidade e pode ocorrer desabastecimento. Moradores dos bairros Linha Santa Cruz, Jacarandá e parte de Arroio Grande não devem sentir a diminuição da pressão, pois são abastecidos por poços artesianos.
(Com informações da assessoria de comunicação da Corsan)