Com aeronaves e barcos, Força Área e Brigada Militar participaram de salvamentos na região
Das oito vítimas fatais em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, duas são da Região Central: Olide Pierina Brondani, que estava desaparecida, foi encontrada morta no final da tarde de terça-feira (30), em Santa Maria. Já Elizane Milani Buss morreu em Itaara, também na terça.
Orilde foi encontrada, já em óbito, nas proximidades do trevo de Arroio Grande, na Estrada do Imigrante, no limite entre Santa Maria e Silveira Martins, município da Quarta Colônia. A idosa morreu soterrada.
Já Elizane Buss morava em um imóvel de madeira, no interior de Itaara, município que também faz limite com Santa Maria. Ela estava em casa com familiares, quando houve um deslizamento de terra e ela morreu soterrada. Familiares ficaram feridos.
Elizane morava em uma casa de madeira, no interior de Itaara. Ela estava em casa com familiares, quando houve um deslizamento de terra e ela morreu soterrada
De acordo com a Defesa Civil estadual, há 21 pessoas desaparecidas e cerca de 2,5 mil fora de casa. Até o momento, 104 municípios já registraram problemas devido à chuva. A região Central é uma das mais atingidas, ao lado da Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales e Sul.
Na terça, o governo do Estado acionou o Gabinete de Crise e fez uma reunião de emergência coordenada pela vice-governador Gabriel Souza (MDB).
À noite, o governador Eduardo Leite (PSDB) telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterando o pedido de reforço aéreo para resgate de moradores nas áreas de inundações.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Santa Maria, disponibilizou helicópteros para resgate de moradores na Quarta Colônia.
Já o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria resgatou pessoas em áreas inundadas, retirando 47 moradores e nove animais de estimação de locais de risco. Com barcos, os brigadianos conseguiram remover moradores da Vila Fighera, no interior de Santa Maria.
Já no período da tarde, mais 62 pessoas e quatro animais de estimação foram resgatados de outras áreas de risco pelo Batalhão Ambiental.
(Com informações da Defesa Civil, do G1RS e da Brigada Militar)