Paralelo 29

ENCHENTE: Corsan enfrenta problemas técnicos para normalizar abastecimento de Santa Maria

Foto: Divulgação, Corsan

Conserto mecânico atrasa novo sistema de captação de água para amenizar desabastecimento

Equipes da Corsan estão trabalhando há mais de 50 horas na instalação de um novo sistema de captação de água no rio Ibicuí, para aumentar o abastecimento em Santa Maria.

As bombas com capacidade para funcionar também submersas estão posicionadas e ancoradas, e as tubulações e a parte elétrica estão prontas. Porém, surgiu um problema mecânico que precisa ser consertado.

As equipes continuarão trabalhando neste sábado. Quando o novo sistema estiver operando, a estimativa é de que haja 80% da captação de água necessária para abastecer a cidade.

Na manhã deste sábado, a captação voltou a ser possível somente na Barragem DNOS, depois que mais uma tubulação se rompeu, por volta das 5h, com a movimentação de solo na Vila Micó. Esse rompimento já está sendo consertado.

A Corsan também já localizou os pontos de ruptura em outras três adutoras que captam água do rio Ibicuí para a estação de tratamento, mas a área continua sem acesso terrestre.

A Companhia está acertando com o Exército a abertura do caminho para que os técnicos possam chegar até o local e fazer o reparo.

Caminhões-pipas

A Corsan segue disponibilizando 11 caminhões-pipas, que estão atendendo prioritariamente hospitais, clínicas e o Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão alojadas pessoas que ficaram desabrigadas pelas cheias, além de comércio e condomínios.

A Companhia também realiza manobras na rede, desde quarta-feira, para que todos os bairros sejam abastecidos de forma alternada e não fiquem sem água por muito tempo.

Na manhã deste sábado, estão sendo abastecidas as regiões Centro Sul, parte do Centro-Leste e Oeste. Durante a tarde, novas manobras serão realizadas e outras regiões irão receber água.

As pessoas que estão há mais tempo sem água podem solicitar o caminhão-pipa por meio dos canais digitais da Corsan: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan orienta que as pessoas sigam fazendo o uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalização do abastecimento em toda a cidade.

As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento.
Situação do abastecimento de água nos municípios da Região Central

Equipes da Corsan estão mobilizadas e monitorando a situação das cheias na Região Central, para reativar, principalmente, o sistema de captação de água para tratamento em cidades onde as máquinas ficaram alagadas.

Confira a situação por cidade:

Agudo
Área de captação de água da Corsan no rio Jacuí alagada, sem energia elétrica e sem acesso de equipes para reparos. Toda a cidade está desabastecida.

A Companhia está tentando, junto à Base Aérea de Santa Maria (BASM), um helicóptero para o transporte de materiais que possibilitem a instalação de um sistema de captação emergencial.

Arroio do Tigre
Devido à falta de energia, as máquinas do sistema de captação e distribuição de água não funcionam, o que está causando desabastecimento em toda a cidade. Sem acesso à cidade, não é possível deslocar gerador de energia.

Boqueirão do Leão
Também sem energia elétrica para o sistema de captação e distribuição de água, a cidade segue desabastecida. Não há acesso ao município para o transporte de gerador de energia.

Cachoeira do Sul
Foi montado emergencialmente um novo sistema de captação de água no rio Jacuí, depois que as máquinas ficaram alagadas e pararam de funcionar. Na manhã deste sábado, 4, a cidade está com 70% do abastecimento restabelecido, principalmente nos bairros que ficam na parte baixa.

Lagoa Bonita do Sul
A cidade segue sem energia elétrica e sem acesso liberado. Não há acesso pelas rodovias para o transporte de gerador de energia para restabelecer o sistema de abastecimento de água.


Passa Sete
A cidade segue sem energia elétrica e sem acesso liberado, o que impossibilita a chegada de gerador para restabelecer a distribuição de água.

Formigueiro
O rompimento de uma rede de água está causando desabastecimento nos bairros Lomba Alta e Martimiliano. Como a equipe não tem acesso ao local para fazer o conserto, não há previsão de retorno.

Rio Pardo
Devido ao alagamento do sistema de captação de água, pela cheia do rio Pardo, toda a cidade está desabastecida. Para atender o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, a Corsan deslocou um caminhão-pipa.

Santa Cruz do Sul
A estação de tratamento da Corsan está com operação mais demorada por causa da turbidez da água do Lago Dourado, devido ao acúmulo de barro, areia e outros materiais.

Para que a água chegue com menos resíduos à estação de tratamento, a Corsan diminuiu a vazão, o que acarreta desabastecimento no Centro e nos bairros Distrito Industrial, Universitário, Independência, Renascença, Santo Inácio e Aliança (parcial). A cidade está 70% abastecida.

Santa Maria
Após o rompimento de três tubulações na captação de água no rio Ibicuí para tratamento, técnicos da Corsan trabalham na montagem de um novo sistema como alternativa. Quando estiver concluído, deverá garantir abastecimento a 80% da cidade.

Na manhã deste sábado, 4, apenas 30% dos bairros estavam sendo abastecidos, com água captada para tratamento da Barragem DNOS.

Foram colocados à disposição 11 caminhões-pipas para atender hospitais, clínicas, comércio e aos bairros que estão há mais tempo sem abastecimento.

Sobradinho
A cidade segue sem energia elétrica e sem acesso. Dois geradores de energia garantem a captação de água em poços artesianos, e dois caminhões-pipas auxiliam no abastecimento. Moradores podem pegar água também no reservatório da Corsan, no Centro da cidade.

As condições do fornecimento de água em cada município podem ser acompanhadas no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

(Com informações da assessoria de imprensa da Corsan)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn