Empresa continua sem dar previsão de quando abastecimento será normalizado
Logo após a Corsan concluir o conserto de uma das tubulações rompidas pela enchente da semana passada, outra tubulação que leva água do Rio Ibicuí para a Estação de Tratamento de Água (ETA) se rompeu na madrugada desta sexta-feira (10), afetando a distribuição em Santa Maria. O comunicado foi feita nesta manhã pela assessoria de imprensa da Companhia.
Segundo a Corsan/Aegea, o local da ruptura já foi localizado na Estrada Municipal de São Martnho da Serra, próximo à entrada para o Morro das Antenas.
A previsão é de que o conserto seja concluído no final desta sexta-feira. Quando essa tubulação voltar a levar água para a ETA, será possível o restabelecimento de grande parte do abastecimento, porém, ainda não total, já que outras duas tubulações do sistema de captação seguem rompidas devido à dificuldade do conserto no rio devido ao mau tempo.
Esse novo rompimento prejudicou novamente a quantidade de água distribuída na cidade. No momento, 60% dos imóveis de Santa Maria estão abastecidos.
Até restabelecer integralmente a normalidade, a Corsan segue realizando o revezamento da distribuição de água.
Nesta sexta-feira, estarão abastecidas as regiões Oeste e Centro-Sul. Porém, é possível que nem todos os imóveis dessas regiões – especialmente nas áreas mais altas – recebam água devido à oscilação de pressão no sistema de distribuição.
Soluções alternativas para quem está sem água
Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan instalou cinco caixas d’água comunitárias, de cinco mil litros de água potável cada, para uso dos moradores dos bairros Lorenzi (Estrada Antônio Euvídio Severo), Passo das Tropas (Rua Antão Abrantes), Nova Santa Marta (Monte Betel), Km 3 (Barracão do Tito) e do distrito de Arroio Grande (em frente à Igreja), até que o sistema de distribuição seja normalizado.
A Companhia também mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios, serviços de assistência social e comércio.
Para servir as comunidades que não têm reservatório, há os caminhões-pipas distribuindo água diretamente aos moradores.
Nesta sexta-feira, dois veículos estarão na Rua dos Abacateiros, em frente ao número 273, no bairro Juscelino Kubitschek e na Associação Comunitária Bom Pastor, no Cerrito.
Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa ou entrar em contato com a Companhia, os clientes devem utilizar o telefone gratuito 0800.646.6444.
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.