Em todo o Estado, mais de 253 mil imóveis estão sem energia elétrica
Mais de 253.830 residências e pontos comerciais estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, de acordo com boletim de infraestrutura divulgado pelo governo estadual na manhã desta quarta-feira (15). São 126,8 mil clientes da distribuidora Equatorial Energia (CEEE Equatorial) e 127 mil da Rio Grande Energia (RGE). Em Santa Maria, 70 casas estavam sem luz, na Rua Canário.
No caso de Santa Maria, a energia elétrica foi desligada depois de um deslizamento de terras que matou duas pessoas, na Rua Canário (também chamada de Vila Canário), no dia 1º de maio.
Segundo lideranças da comunidade, mais de 70 residências estavam sem luz. Esta semana, o advogado Thiago Carrão Sturmer, representando moradores, ingressou com uma ação na Justiça para pedir o restabelecimento de energia elétrica.
A Justiça deferiu o pedido e deu 48 horas para a RGE, distribuidora de energia na Região Central, cumprir a medida. Segundo o líder comunitário, Marcone Filipini, a luz ainda não foi religada.
Boletim também relata outros números
O boletim da Defesa Civil estadual aponta que 136.382 clientes estão sem abastecimento de água tratada fornecido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), devido às fortes chuvas que caíram no estado desde o fim de abril. O WhatsApp para atendimento das pessoas com falta de água nas torneiras é o (51) 99704-6644.
Sobre os serviços de telefonia e internet, ainda há problemas em seis municípios atendidos pela empresa de telecomunicações Vivo. E há outros dois municípios sem serviços da companhia Claro. Ainda há muita instabilidade no serviço.
Já o boletim da Defesa Civil estadual sobre as enchentes, divulgado às 9h desta quarta-feira, mostra que mais de 614 mil pessoas ainda estão fora de suas residências, sendo 76.580 em abrigos e outras 538.245 desalojadas.
Foram confirmadas 149 mortes, 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. As inundações e enxurradas impactam 446 municípios do estado e afetaram de maneira direta ou indireta 2.124.553 moradores das cidades gaúchas, o que representa 19,51% do total da população do estado, de 10,88 milhões de habitantes.
(Com informações de Daniela Almeida, repórter da Agência Brasil)