ALESSANDRA CAVALHEIRO – JORNALISTA
Tens o nome da mãe, Maria, nome da esperança e acolhida. Hoje, 166 anos do acampamento, dos encontros, da cultura, de tantas histórias.
Não será essa água que cai em exagero, Santa Maria, que irá tirar teu brilho. Teus bravos filhos reúnem a força que mereces, e segues. Teu valor não se apaga, porque o coração é infinito.
O tempo fechou no coração do Rio Grande, lançando a água como punhal, mas resistes ainda mais forte. É dia de celebrar a nossa Boca do Monte. Agradecer pela vida, a essa cidade que conduz tão generosamente seus filhos a tantos caminhos no mundo, levando seu nome, Maria.
Celebrar tuas flores, teus montes, tuas ruas. Celebrar cada vida que nasce em teus braços. Floresces e encantas quem chega, deixas saudades em quem sai, deixa contente quem fica.
Em tuas mãos, Santa Maria, teus filhos se entregam e crescem. Chuva ou sol, frio ou calor, tu resistes e acolhes a quem quiser chegar.
Neste 17 de maio muitos oram em teu nome, e tu terás cada canto reconstruído e mais forte, pois ainda tens a missão de trazer ao mundo tantos valores, mentes valiosas que todos verão.
És necessária, bela, potente. És inspiração para um futuro que temos nas mãos para construir. És o berço das próximas gerações, dos alunos encantados em tua atmosfera de cores e amores.
És tu, Santa Maria, a nossa aniversariante, a quem saudamos hoje com carinho, abraçando teus montes, tuas portas, janelas e pontes. És tu nossa homenageada, e em teus caminhos, ninguém há de se perder, porque és coração e alma do Rio Grande.