Instituições de ensino também já recebem alimentos e itens de higiene para destinar às famílias da comunidade escolar
GABRIEL MARQUES – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
Com o objetivo de colaborar na distribuição dos donativos recebidos no Centro Desportivo Municipal (CDM), varais solidários começaram a ser realizados esta semana nas escolas municipais para que a comunidade escolar e do entorno possam ter acesso a agasalhos e roupas de cama.
A iniciativa tem o objetivo de destinar as roupas recebidas no CDM neste momento em que há previsão de queda nas temperaturas em Santa Maria. A ação é realizada pela Secretaria de Município de Educação (Smed) com o apoio logístico do Exército Brasileiro e de voluntários.
“Com fé, amor e esperança, vamos superar esse momento difícil. Com a colaboração do Exército e das escolas continuaremos atendendo as comunidades até superarmos juntos essa guerra. Somos todos nós cuidando de todos nós”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, que esteve presente no CDM durante a manhã desta quinta-feira (23).
Conforme a secretária de Educação, Lúcia Madruga, as escolas municipais desempenharam um papel fundamental no apoio às famílias que enfrentaram dificuldades com a chegada das fortes chuvas no começo do mês de maio. Cerca de 55 instituições funcionaram como pontos de distribuição de alimentos e itens de higiene.
“Cada escola identificou em suas comunidades as pessoas que mais precisavam das doações e enviou estas informações à Secretaria. Com isso, foi possível dar encaminhamentos aos donativos de uma maneira assertiva, chegando a quem realmente precisa. Agora, partiremos para uma segunda etapa, que é a realização dos varais solidários, onde mais famílias poderão ser atendidas”, explica Lúcia.
Para o deslocamento das doações, o Exército disponibilizou dois caminhões e cerca de 20 militares que trabalham diariamente na entrega dos donativos nas escolas.
Segundo o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Marcus Neuvald, o apoio das Forças Armadas está voltado a dar velocidade e capilaridade às ações de assistência para as famílias.
“Nossos militares estão se deparando com pessoas que não sabem para onde ir, que estão tentando se reencontrar, depois de terem perdido seus bens. Esperamos nos fortalecer enquanto sociedade, ao mesmo tempo que estamos unidos para superar esta situação”, conta o general.