Paralelo 29

ABDON: Enchente foi um pesadelo coletivo que alerta a extinção

Foto: Gustavo Mansur, Palácio Piratini
ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

A enchente no Rio Grande do Sul  demonstra  a força da natureza. Nós somos inquilinos do Planeta Terra e responsáveis pelos ataques constantes ao meio ambiente. A enchente foi um pesadelo coletivo. As mudanças climáticas são reais.

Os discursos ideológicos com palavras genéricas contaminadas de ignorância pluralista não valem no momento de dor e tristeza.

As populações devem ser protegidas pelos seus governantes, eleitos democraticamente. A Ciência tem alertado sobre o aquecimento global e suas consequências para os seres humanos.

As referências das previsões das variações climáticas do passado devem ser atualizadas e incluídas nas Políticas Públicas: no País, nos Estados e nos Municípios, com apoios da  iniciativa privada para enfrentarem um dos maiores desafios do Século XXI: as mudanças climáticas.

As imagens e textos sobre a tragédia no Rio Grande do Sul devem ser consideradas para futuras Gestões de todos os políticos inteligentes e comprometidos com o bem estar da comunidade. Rever Planos Diretores Municipais, incluindo utilizações das áreas rurais e urbanas destacadas no  Planejamento para os próximos anos, deixando de ser campanha política para ser defesa da vida da população.

O Plano Diretor do Turismo deve ser revisto indicando destacando os aspectos geográficas que devem ser utilizados, inclusive para proteger o meio ambiente. São temas profissionais multidisciplinares,  afastando-se os neófitos “achólogos” incompetentes.

Espera-se que as chuvas não irriguem campanhas de políticos oportunistas. O tema é vital para as próximas gerações e está sendo diagnosticado em todo o mundo civilizado das implantações de gestões sustentáveis.

A Educação Ambiental começa em casa nos consumos de alimentos, nas utilizações de equipamentos e nas separações dos lixos.

Continua nas atividades profissionais e nas vidas sociais. Todos estamos interligados e interdependentes e somos integrantes de um único sistema comandados pela Mãe Natureza. O Cidadão precisa ser sensibilizado sobre as utilizações dos solos nas áreas  urbanas  e rurais.

Convém salientar que a história registra grandes extinções em massa dos seres vivos sempre com variações climáticas.

Existem pesquisas que afirmam que a Terra está passando por uma das maiores crises de extinção em massa desde do período da chamada “era dos dinossauros”  na Era Mesozoica 251 a 66 milhões de anos atrás, lembrando o Período Triássico (252 a 201 milhões de anos), Jurássico (201 a   142 milhões de anos) e o  Cretáceo (entre 142  a 66 milhões de anos), aproximadamente.

A possibilidade da única  extinção em massa causada pelos seres humanos  é no atual  Antropoceno ( iniciado na Revolução  Industrial em 1800).

Será que seremos extintos devido às agressões ao Meio Ambiente? Respeitam-se todas as opiniões contrárias, São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!