Paralelo 29

A Feira Fora da Feira segue com cronograma do Leituras Compartilhadas nas escolas municipais

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

A Feira Fora da Feira segue com cronograma do Leituras Compartilhadas nas escolas da Rede Municipal

JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria, tradicional evento literário que é o segundo maior da América Latina, foi adiada para o mês de agosto devido as fortes chuvas que atingiram o Estado.

Contudo, a programação descentralizada batizada de “Feira Fora da Feira”, que começou na última sexta-feira (24), segue até 7 de junho.

Nesta segunda-feira (27), as atividades ocorreram nas escolas da Rede Municipal com as “Leituras Compartilhadas”, que envolve as instituições de ensino e a comunidade artística e literária.

“A leitura é muito importante para o nosso aprendizado e para a nossa imaginação. A partir dos livros conseguimos viajar pelo mundo e conhecer mais sobre outros povos, culturas e até sobre o mundo de fantasia. Esperamos que vocês gostem destes momentos de leituras compartilhadas tanto quanto nós gostamos”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo para uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental na tarde desta segunda-feira.

Em seguida, Decimo sentou junto aos alunos e assistiu o ator e diretor de teatro Laédio Martins, que leu “Amoras”, de Emicida, para os pequenos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai.

Em todas as turmas que Laédio passou, ele apresentou opções de livros e o selecionado para leitura era escolhido pelos alunos, por votação. Entre as opções, além de “Amoras”, também estava, “Imagine”, de John Lennon; “As Fábulas de Esopo”, em uma versão pop up – em que cenários saltam para fora do livro ao folhear as páginas –; e “Raimundo e Todo Gelo do Mundo”, das autoras Patrícia Cunha e Cris Alhadeff.

Na EMEF Altina Teixeira, no Bairro Juscelino Kubitschek, a ação ocorreu pela manhã, com a atriz Daniela Varotto, que levou dois livros para os alunos.

As turmas de 1º e 2º anos ouviram a história de “E o Dente Ainda Doía”, de Ana Terra. Já os estudantes de 3º e 4º anos conheceram a obra “Obax”, de André Neves.

“Ficamos muito gratos por recebermos esta atividade. Acreditamos que é enriquecedor para as crianças, que são leitores em construção. E ter pessoas de fora da escola, com esse conhecimento de artes cênicas, interpretando o livro para eles, é fenomenal ”, destaca a vice-diretora da EMEF Altina Teixeira, Angela Cardoso Brollo.

A atividade também ocorreu, pela manhã, na EMEF Padre Gabriel Bolzan, no Bairro Camobi, com integrantes da Companhia Armazém e Entretenimento, e na EMEF Adelmo Simas Genro, Bairro Nova Santa Marta, à tarde, com Daniela Varotto.

A partir desta terça-feira (28), além das Leituras Compartilhadas, a programação da Feira Fora da Feira começa um cronograma de “Bate-Papo com escritores locais”.

A primeira roda de conversa é com Iolanda Wilhelm, às 13h, na EMEF Tancredo Penna de Moraes, no distrito de Palma. E às 15h a autora conversa com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande, no distrito de mesmo nome.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria também tem um cronograma de atividades no LabCriativo e no EduTech – espaços localizados no Mercado da Vila Belga – que promoverá a inovação e a leitura para os alunos de Ensino Médio a partir de vivências criativas, bate-papos, palestras e oficinas.

As atividades ocorrem até 7 de junho. A programação completa da Feira Fora da Feira está no documento em anexo.

NOVAS DATAS

O segundo momento da 51ª Feira do Livro de Santa Maria envolve os tradicionais estandes na Praça Saldanha Marinho, as conversas literárias do Livro Livre e as diversas atrações artísticas para o público santa-mariense.

Estas atividades ocorrerão de 23 de agosto a 7 de setembro, e incluem nomes da literatura nacional como Zeca Baleiro, Nelson Motta e Daniel Munduruku.

Esta programação segue em elaboração pela comissão organizadora da Feira do Livro, e deverá ser divulgada até o final de julho.

Esta edição da Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia.

A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer.

O professor homenageado é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. Saiba mais sobre os homenageados aqui.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti.

O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do RS.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn