Paralelo 29

Com programa descentralizado da Feira do Livro, a ação “Leituras Compartilhadas” segue em escolas da cidade

Foto Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Alunos de instituições de ensino das redes Municipal e Estadual também participam de “Bate-Papo com escritores locais”

JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

Viajar para outros lugares com o poder da imaginação e entender diversos assuntos de maneira lúdica é o que fizeram os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Lourenço Dalla Corte, no Km3, e Castro Alves, no Bairro Passo D’Areia.

Este momento foi possível a partir da atividade “Leituras Descentralizadas”, que integra o programa da “Feira Fora da Feira”, adendo à 51º Feira do Livro de Santa Maria.

O evento literário deste ano foi transferido para agosto, mas manteve o cronograma de ações descentralizadas, em escolas, nos meses de maio e junho.

“É um momento muito importante para os alunos receber estas visitas, estes atores, que leem para eles histórias das mais variadas. Eles se envolvem, participam, podem prestigiar uma leitura que é apresentada de outra maneira, com interpretações e mais dramacidade. Sem mencionar que instiga eles a usarem a imaginação, a verem as coisas por outra perspectiva”, avalia a diretora da EMEF Castro Alves, Rejane da Trindade Viegas.

Nesta quarta-feira (29), as “Leituras Descentralizadas” foram feitas pelos atores Patricia Garcia e Ricardo Paim, da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento.

Conforme a idade dos alunos, Patricia escolheu o que ler para cada turma, entre as obras: “Sangue de Barata”, de Christian David; “Varinha de Imaginar”, de Marco Antonio Ponce; “É um Caracol?” e “É uma Rã?”, ambos de Guido Van Genechten. O outro integrante da Armazém, Ricardo, também escolheu a obra a partir da faixa etária dos estudantes, mas entre os livros: “Quanto Cabe?”, de Bill Borges; “Maria vai com a outras”, de Sílvia Orthof; e “O lobinho bom”, de Nadia Shireen.

As “Leituras Compartilhadas” são as atividades que envolvem as instituições de ensino e a comunidade artística e literária. Esta programação começou no dia 24 de maio e segue pelas escolas das redes Municipal e Estadual até o dia 7 de junho.

OUTRAS ATIVIDADES

A programação descentralizada “Feira Fora da Feira” conta com atividades além das leituras, como o cronograma de “Bate-Papo com escritores locais”.

A primeira participação foi com a escritora Iolanda Wilhelm, de Agudo, que esteve, nesta terça-feira (28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo Penna de Moraes, no distrito de Palma, e depois, seguiu para Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Arroio Grande, no distrito de mesmo nome. Ela conversou com os alunos, apresentou seu novo livro “A Boneca de Anna” e contou sobre o processo criativo da história e das ilustrações da obra.

O próximo encontro está marcado para esta segunda-feira (3), às 14h, na EMEF Padre Nóbrega, no Bairro Nossa Senhora das Dores, com a autora Onilse Noal Pozzobon.

Ela é natural de Santa Maria e professora estadual aposentada. Cursou Magistério no Instituto de Educação Olavo Bilac, concluiu Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e cursou parcialmente Pedagogia.

É integrante da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm) e, desde 2014, é detentora da cadeira Número 25 da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL), instituição da qual, atualmente, é a presidente.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria também tem um cronograma de atividades no LabCriativo e no EduTech – espaços localizados no Mercado da Vila Belga – que promoverá a inovação e a leitura para os alunos de Ensino Médio a partir de vivências criativas, bate-papos, palestras e oficinas. As atividades ocorrem até 7 de junho. Confira a programação completa da Feira Fora da Feira.

NOVAS DATAS

O segundo momento da 51ª Feira do Livro de Santa Maria envolve os tradicionais estandes na Praça Saldanha Marinho, as conversas literárias do Livro Livre e as diversas atrações artísticas para o público santa-mariense.

Estas atividades ocorrerão de 23 de agosto a 7 de setembro, e incluem nomes da literatura nacional como Zeca Baleiro, Nelson Motta e Daniel Munduruku.

Esta programação segue em elaboração pela comissão organizadora da Feira do Livro, e deverá ser divulgada até o final de julho.

Esta edição da Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer.

O professor homenageado é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. Saiba mais sobre os homenageados aqui.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 Documentos

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn