Segundo a ocorrência, brigadiano reagiu após ser alvo de tiro durante abordagem na zona Oeste da cidade
Um homem identificado como João Francisco Oliveira da Silva, de 42 anos, foi morto em confronto com a Brigada Militar, na noite desta sexta-feira (31).
Conforme a ocorrência, ele atirou contra um policial que reagiu. O fato ocorreu durante uma abordagem no Bairro Juscelino Kubitschek, zona Oeste de Santa Maria. A vítima era suspeita de participar de um assalto a um taxista.
Suspeitos de assaltar taxista
Segundo o boletim de ocorrência, a Brigada Militar foi acionada para atender um caso de assalto a taxista, na Cohab Santa Marta. A informação é que quatro assaltantes, com armas de fogo, teriam roubado o motorista de táxi.
Quando a guarnição se deparou com um dos suspeitos e deu voz de abordagem, o homem fugiu. Um policial foi atrás do suspeito, que entrou em um casebre e saiu em um terreno baldio. Ele teria desobedecido uma segunda ordem para parar e sacou uma arma e atirou em direção ao policial.
Nesse momento, o PM reagiu e atirou em João Francisco, que foi atingido. A guarnição realizou dois contatos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (Samu), mas nenhuma ambulância compareceu ao local. Assim, a própria Brigada Militar levou o ferido para atendimento no PA do Patronato, onde ele morreu.
De acordo com a Brigada Militar, o suspeito portava um revólver calibre 38, marca Rossi, carregado com seis cartuchos, um deles deflagrado. Com a morte de João Francisco, Santa Maria registra 36 casos de mortes violentas em 2024.
Como é de praxe, o caso será apurtado por um Inquérito Policial Militar (IPM), mesmo em se tratando de morte em serviço. Já a Polícia Civil investigará o caso no âmbito da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).