Paralelo 29

Após um mês da queda de ponte, estrutura móvel é liberada sobre o Arroio Grande, em Santa Maria

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Placas orientam o limite de velocidade permitida, que é de 20 km/h, em sistema de Pare e Siga. Não é permitida a travessia de pedestres

DINIANA RUBIN – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

Após um mês da queda da ponte original em concreto, devido às fortes chuvas, o tráfego de veículos foi liberado na ponte móvel instalada na RSC-287 sobre o Arroio Grande, no distrito de Palma, na tarde dessa sexta-feira (31).

A estrutura tem quatro metros de largura, 60 metros de extensão, e suportará a passagem de veículos com até 80 toneladas.

Placas orientam o limite de velocidade permitida, que é de 20 km/h, em sistema de Pare e Siga, sendo 12 minutos para travessia em cada lado. Não é permitida a passagem de pedestres.

O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou cada etapa da situação e reforça a importância da retomada desse acesso à Santa Maria.

“Neste momento tão difícil que o Estado está passando, é fundamental que nós façamos pontes, que elas têm a função de aproximar o que a chuva separou. E o que a gente fez com esta ponte, em parceria com a Concessionária Sacyr e com o Exército Brasileiro, foi garantir que os moradores da Região da Quarta Colônia tenham acesso à Santa Maria que é muito importante neste momento”, disse o prefeito, Jorge Pozzobom.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo esteve no local e comemora a liberação da trafegabilidade.

“A união de esforços e o trabalho conjunto são fundamentais neste momento, e o restabelecimento desta conexão entre Santa Maria e a região da Quarta Colônia até Paraíso do Sul confirma isso. As chuvas levaram estruturas importantes, mas vamos restabelecer as nossas pontes e ligações para que possamos reconstruir nossa cidade, nossa região e o nosso Estado”, pontua Decimo.

Exército instalou estrutura

A ponte móvel foi instalada por 51 militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), de Cachoeira do Sul. O trabalho durou cerca de 10 dias e noites. Nesta quinta-feira (30), depois de concluir a montagem e a verificação da estrutura, a ponte foi entregue para a Concessionária Rota de Santa Maria fazer a sinalização.

“Essa é a maior ponte metálica de suporte logístico lançada pelo Exército Brasileiro. Uma ponte com 60 metros de extensão nunca foi lançada numa operação do Exército. Por isso, foi um desafio para o batalhão a montagem, mas foi uma resposta rápida ao anseio da comunidade para restabelecer a parte econômica, entre outras necessidades. A Rota é a responsável pela sinalização, e uma equipe do batalhão vai fazer a manutenção diária em função do tráfego de veículos”, explicou o tenente-coronel comandante do 3º BE Cmb, Humberto Costa.

Sinalização da travessia

Após receber a ponte, a Rota de Santa Maria assumiu a responsabilidade e operação da estrutura e deu início aos trabalhos de sinalização ainda na tarde de quinta-feira.

Funcionários da concessionária trabalharam na sinalização, instalando placas para orientar os motoristas, além dos preparativos na rodovia para garantir a passagem segura dos veículos a partir desta sexta. Por isso, os motoristas devem ter atenção às regras.

“Uma boa notícia para a região de Santa Maria é que estamos concluindo e liberando o tráfego sobre a Ponte do Arroio Grande que sofreu colapso total no dia 30 de abril. A partir de então, a Concessionária Rota de Santa Maria veio trabalhando na reconstrução das cabeceiras e preparação da infraestrutura que posteriormente recebeu a implantação de uma estrutura provisória, implantada pelo Exército Brasileiro e que foi concluída ontem. E hoje, estamos concluindo as obras de sinalização e segurança para possibilitar a liberação do tráfego no local. Essa obra é muito importante para a reconexão de um dos principais acessos da cidade de Santa Maria e só foi possível através de um trabalho conjunto entre a Concessionária Rota de Santa Maria, Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Exército Brasileiro e Prefeitura de Santa Maria”, salienta o diretor geral da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, Leandro Conterato.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn