Paralelo 29

Nossa Senhora Medianeira é declarada Rainha do Povo Gaúcho

Romaria da Medianeira
Saída será da Catedral, no centro, mas desta vez sem o público/Foto:João Alves, AIPSM, Arquivo

Devoção à Medianeira, em Santa Maria, teve início há quase 100 anos

MAIQUEL ROSAURO – site claudemirpereira.com.br*

O arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, anunciou na sexta-feira (31) que Nossa Senhora Medianeira foi declarada Rainha do Povo Gaúcho.

A decisão partiu do Dicastério do Culto Divino, que publicou um Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, invocando-a como Rainha e Protetora do Povo Gaúcho.

“Este título não altera, evidentemente, que São Pedro seja Padroeiro do Estado. O decreto propõe a Coroação Pontifícia da imagem da Bem Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças e que ela seja invocada como “Rainha do Povo Gaúcho””, informa Dom Leomar.

Conforme o arcebispo, a Coroação Pontifícia colabora para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança num futuro que exige empenho de todos para a reconstrução da vida após a catástrofe climática.

“No próximo 15 de agosto, na solenidade da Assunção e aniversário da Basílica, será coroada a imagem da Medianeira em sua Basílica, na cidade de Santa Maria, às 19 horas”, afirma Dom Leomar.

A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas As Graças teve início em 1930. Naquele ano, a cidade de Santa Maria estava ameaçada por um confronto armado entre unidades militares.

Um grupo de 23 mulheres, em 5 de setembro, realizou uma caminhada pedindo a Nossa Senhora Medianeira que não houvesse conflito. Em 24 de outubro de 1930, a revolução foi encerrada. Em Santa Maria, nenhuma arma foi disparada

O COMUNICADO

NOSSA SENHORA MEDIANEIRA É DECLARADA RAINHA DO POVO GAÚCHO

Boa tarde, comunico que o Regional Sul 3 da CNBB e a Arquidiocese de Santa Maria receberam neste 31 de maio, do Dicastério do Culto Divino, o Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, invocando-a como Rainha e Protetora do Povo Gaúcho. Este título não altera, evidentemente, que São Pedro seja Padroeiro do Estado. O Decreto propõe a Coroação Pontifícia da imagem da Bem Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças e que ela seja invocada como “Rainha do Povo Gaúcho”.

Neste tempo de provação devido à catástrofe das chuvas que se abateu sobre nós, essa Coroação Pontifícia colabora para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança num futuro que exige empenho de todos para a reconstrução da vida.

No próximo 15 de agosto, Solenidade da Assunção e aniversário da Basílica, será coroada a imagem da Medianeira em sua Basílica, na cidade de Santa Maria, às 19 horas.

Que a Virgem Rainha do Povo Gaúcho continue sendo refúgio e consolação para todos nós.

Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria

(*Conteúdo cedido conforme parceria com o Paralelo 29)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn