Em resposta ao Paralelo 29, gestora do hospital informa que segue indicações dos médicos
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Desde agosto de 2022, quando foi diagnosticada com um câncer no dorso do pé direito, a idosa Hardi Reinheimer Timm, hoje com 89 anos, aguarda na fila de cirurgia do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Esta semana, a neta da idosa, Shirmeni Timm, procurou o Paralelo 29 para denunciar a situação da avó.
“De janeiro para cá, o tumor está crescendo muito e ela sente muita dor. Mesmo tomando morfina, ela grita de dor para fazer curativo”, relata Schirmeni.
Conforme a neta, a avó foi classificada como paciente da “Faixa Laranja”, com tempo de espera de mais de um ano para o procedimento. O diagnóstico do tumor é de agosto de 2022.
Paralelo 29 questionou Husm
O Paralelo 29 enviou questionamentos à assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do Husm.
Entre eles, o Paralelo 29 perguntou se, em caso de paciente idoso, não haveria prioridade na cirurgia. Também questionou quantas pessoas estão na fila de espera por esse tipo de procedimento e perguntou quais as orientações para a família de pacientes como Hardi.
Paciente voltou para casa com medicamentos
No dia seguinte, segundo a neta, o Husm chamou a paciente. A idosa fez uma consulta na Clínica da Dor e voltou para casa com uma medicação para a dor (dimorfe, à base de morfina), em gotas, e uma ampola de morfina caso necessário.
Segundo Shirmeni, Hardi ficou uma tarde inteira no Husm “para sair com a mesma prescrição do dia 28 de maio”.
A idosa tem que ir todos os dias a uma unidade de saúde em Santa Maria para fazer curativo. De acordo com a neta, o pé tem sangrado muito nos últimos dias. Diante da demora, a família de Hardi estuda a possibilidade de ingressar na Justiça para que ela consiga agilizar a cirurgia.
Em resposta ao Paralelo 29, o Husm enviou uma nota assinada pela jornalista-chefe da Unidade de Comunicação Regional Husm/Ebsrh, onde explica os critérios e as diretrizes de regulação assistencial – gestão de lista de espera.
RESPOSTA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO/EBSERH
‘Em resposta ao e-mail encaminhado, informamos que somos de acordo com a solicitação do cidadão para acesso as informações sobre a lista de espera cirúrgica.
Os critérios de movimentação em lista seguem as Diretrizes da Regulação assistencial- Gestão de Lista De Espera, disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/husm-ufsm/governanca/superintendencia/setor-de-contratualizacao-e-regulacao/diretrizes-de-regulacao-assistencial/gestao-de-lista-de-espera-cirurgica/view.
Na solicitação do procedimento, o médico indica as prioridades de atendimento dos pacientes: oncológicos, com brevidade e sem brevidade, seguindo a ordem cronológica e priorização clínica.
O Hospital Universitário de Santa Maria, pautado pelo Código de Ética e Conduta da Ebserh e pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), não compartilha boletins sobre estado de saúde ou qualquer outra informação de pacientes.
Também não dispomos de sistema informatizado para consulta online de posição em lista. Mas fornecemos o extrato de posição em lista, de forma presencial, ao próprio paciente/ ou representante munido de autorização por escrito (pode ser a próprio punho) e documento pessoal. O serviço fica no subsolo do hospital e funciona – de segunda a sexta-feira, das 7h ás 16h45.
Mariângela Recchia – Jornalista-chefe da Unidade de Comunicação Regional nº 16 HUSM/EBSERH /Hospital Universitário de Santa Maria