Idealizadores entendem o financiamento público à cultura como essencial para sua manutenção
Com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, o projeto Um Entre Muitos realizou a cobertura do lançamento da décima edição da zine Metanoia, do Selo Vira-lata.
O projeto, que recebe financiamento da Lei Paulo Gustavo, produz um documentário sobre o Selo, que abordará a produção e sobrevivência da cultura independente em Santa Maria e esteve presente no evento para uma diária de gravação.
Como parte da produção do documentário, a equipe do Um Entre Muitos esteve presente no lançamento da décima edição da zine, intitulado como Festival METANOIA. O evento ocorreu no Lounge Dona Maria, ao longo da tarde e noite deste domingo (9).
Na ocasião, além do lançamento da zine, também ocorreu feira de arte, palco aberto, sarau, discotecagem e apresentação do DJ VJing.
Ainda, foi disponibilizado um ponto de coleta de alimentos não perecíveis, com foco em auxiliar a população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes.
Na ocasião, foram finalizadas as diárias de gravação, que tem previsão de lançamento ainda neste ano. Segundo Andressa Dotto e Fellipe Dallac, diretores e idealizadores do projeto, o Selo é uma iniciativa essencial para o fortalecimento e sobrevivência da cultura independente em Santa Maria. E, por isso, foi selecionado como objeto central da produção. Ainda, citam como essencial a seleção de financiamento pela Lei Paulo Gustavo:
“Sem ela, não teríamos possibilidade de realizar o projeto com a qualidade, nem remunerar a equipe, que contribuiu com habilidades específicas e trouxeram mais profissionalismo às gravações”, salienta Fellipe.
Todas as atividades e novidades do projeto são divulgadas no perfil do Instagram do Um Entre Muitos.
Selo Vira-lata é vetor de produção artística independente
A METANOIA é uma publicação independente lançada em maio de 2021 por meio do Selo Vira-lata. Ao longo de suas nove edições, a zine cresceu de um projeto idealizado entre poucos amigos para uma publicação independente que une artistas de diversas áreas, abrindo espaço para divulgação de produções independentes nacionais e internacionais.
Na recém lançada décima edição, 37 artistas incluíram suas produções, resultando em uma publicação de quase 40 páginas.
Yago Silva de Lima, mestrando em Artes Visuais e Igor Silva de Lima, estudante de Letras, organizadores da METANOIA, comentam sobre a produção e importância da edição.
“Esse número 10 simboliza dois anos de atividade do projeto, que tem acontecido de forma coletiva, transformando-se e sempre buscando cultivar as práticas artísticas dos contextos que habitamos. É a continuação de um simples gesto inicial de reunião entre amigos-artistas (ou artistas que se tornaram amigos) que buscavam um lugar para articular a circulação de suas práticas e fomentar um ponto de trocas artísticas, e que pela movência e potência das conexões feitas pelo percurso permanece ainda ativo e expandindo”, pontua Yago.
(Com informações de Pedro Souza – Estagiário de Jornalismo e Graduando na UFSM – Secetaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)