Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria investe R$ 40,4 mil em novos equipamentos para o Samu

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Desfibriladores e bombas de infusão foram entregues na quinta-feira, e serão utilizadas pela equipe de suporte básico e avançado

LENON DE PAULA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, investiu R$ 40,4 mil na compra de novos equipamentos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foram adquiridos três desfibriladores portáteis e três bombas de infusão com recursos próprios da pasta, dentro do contrato firmado com o Instituto Masper, responsável pela operacionalização do Samu em Santa Maria.

Os dispositivos foram entregues ao Samu nesta quinta-feira (13). Os desfibriladores serão utilizados pelas equipes de suporte básico, em substituição aos equipamentos mais antigos.

Já as bombas de infusão são dispositivos que o serviço não dispunha até o momento e serão utilizados pela equipe de suporte avançado (UTI Móvel) nas transferências de pacientes de alta complexidade, intubados em uso de medicação vasoativa.

“Buscamos renovar os equipamentos em parceria com o Instituto Masper por sabermos da importância que o Samu possui nos atendimentos de urgência e emergência. Temos uma relação de muita proximidade e colaboração. Prova disso é termos aqui em Santa Maria uma central de regulação do serviço 100% local com profissionais dedicados exclusivamente à regulação e atendimento dos chamados, o que otimiza o tempo de resposta e agiliza o atendimento de ocorrências”, considera a secretária de Saúde, Ana Paula Seerig.

SAMU

O Samu em Santa Maria é administrado pelo Instituto Masper e possui 61 profissionais, entre médicos, enfermeiros, condutores socorristas, técnico de enfermagem e médicos reguladores – que são responsáveis por fazer a regulação do serviço, e fazem o primeiro atendimento, por telefone.

Os profissionais estão divididos em quatro equipes, uma chamada de “suporte avançado”, com médico, enfermeiro e condutor, e outras três de “suporte básico”, com técnico de enfermagem e condutor.

“Estes novos dispositivos irão substituir equipamentos mais antigos e qualificar o atendimento de urgência e emergência prestado pelo Samu à comunidade santa-mariense”, considera Nilvo Rosa, coordenador administrativo do Samu em Santa Maria.

O órgão faz o atendimento de qualquer pessoa doente, ferida ou em trabalho de parto em situações de urgência ou emergência, e também transporta essas pessoas com segurança para o hospital, com a companhia de profissionais de saúde.

A área de atuação do Samu em Santa Maria contempla o território do Município e todos os transportes de pacientes de UTI em um raio de até 200 km.

Em novembro de 2023 foi implementada no Município a Central de Regulação Compartilhada (CRC) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o primeiro do Estado a ter atendimento 100% local com profissionais dedicados exclusivamente à regulação do serviço (regulação médica e avaliação inicial da urgência dos chamados que chegam via 192) em tempo integral. A CRC está instalada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn