Paralelo 29

Santa Maria terá R$ 100 milhões para a compra de 500 imóveis para atingidos pelas enchentes

Foto: Alex Caceres, SEC, PMSM

Executivo está convocando corretores e empresas dos setores imobiliários e da construção civil para reunião

A Prefeitura de Santa Maria e a Caixa Econômica Federal estão chamando corretores de imóveis e empresas dos setores imobiliário e da construção civil para participar de uma reunião em que serão explicadas as regras da compra assistida de imóveis. Na cidade, serão investidos R$ 100 milhões para a copra de 500 ióveis ao valor de até R$ 200 mil cada.

A iniciativa faz parte do projeto “Compra Casa Assistida”. O encontro será nesta quinta-feira (20), às 10h30min, no Park Hotel Morotin, na RSC-287 – Faixa Nova de Camobi – número 1.981).

Na reunião, serão repassadas instruções sobre como cadastrar um imóvel na Caixa Econômica Federal para que ocorra a compra assistida e a destinação de imóveis às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O programa também é aberto para proprietários de imóveis (pessoas físicas).

“Não queremos deixar ninguém desabrigado. Através de várias reuniões e importantes articulações com os governos federal e estadual, iremos comprar cerca de 500 casas, nos valores de até R$ 200 mil, para, assim, garantir que esse projeto, que era temporário, seja para uma moradia permanente”, explica o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

REUNIÃO SOBRE O PROJETO COMPRA CASA ASSISTIDA

• Quando: 20 de junho (quinta-feira), às 10h30min
• Onde: Park Hotel Morotin (Faixa Nova de Camobi)
• Público-alvo: corretores de imóveis, empreendedores dos ramos imobiliário e da construção civil e proprietários de imóveis (pessoa física)
• Entrada gratuita

COMPRA ASSISTIDA

Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito para a compra de imóveis e já disponibiliza um sistema online para o cadastro de imóveis para compra e doação às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A medida ocorre em conformidade à Portaria do Ministério das Cidades Nº 520/2024, que institui procedimento de oferta de unidades habitacionais novas ou usadas, em caráter excepcional, pela linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais em áreas urbanas para a destinação a famílias que tiveram a unidade habitacional destruída ou interditada definitivamente em decorrência dos eventos climáticos no Estado do Rio Grande do Sul.

O processo de doação será financiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, com fundos fornecidos pelo governo federal especificamente para o estado do Rio Grande do Sul.

As famílias que serão beneficiadas pelo programa serão escolhidas pela administração local e devem aguardar mais informações sobre a designação dos imóveis. Em Santa Maria, a medida deverá contemplar os beneficiários do Programa Aluguel Social.

Todas as etapas do processo, como a verificação de documentos até a entrega do imóvel aos beneficiários, ocorrerão de forma digital.

Os documentos do imóvel a ser vendido podem ser cadastrados por particulares (pessoa física e jurídica de imóveis novos ou usados), construtoras com imóveis em estoque), instituições financeiras com ativos mantidos para venda e empresas do ramo da construção civil com imóveis em estoque ou em fase de finalização.

O requisito é que os imóveis estejam em áreas que não foram impactadas no estado do Rio Grande do Sul com valor de venda de até R$ 200 mil.

A CEF fará a verificação dos documentos e a avaliação física do imóvel. Se aprovado, o imóvel estará disponível para escolha pelas famílias contempladas. Para informações sobre como cadastrar o imóvel, basta comparecer na reunião desta quinta-feira.

(Com informações de Lennon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

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