Estação 29 também abordou o fechamento de lojas tradicionais em Santa Maria, enchente e temas sobre desenvolvimento da cidade
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Em sua participação no podcast Estação 29 do Paralelo 29, o economista Alexandre Reis fez uma leitura do perfil econômico de Santa Maria. A cidade, segundo ele, tem uma grande circulação de dinheiro, contudo, esse dinheiro vem de salários do serviço público e não da atividade privada.
“Santa Maria se apropria de renda, nós não geramos renda”, afirma o economista, que é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente cursa doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde fez mestrado.
Reis pondera que o fato de Santa Maria “se apropriar de renda” não é nenhum demérito. Pelo contrário, ressalto o economista, isso é um incentivo.
O economista também avaliou os ciclos econômicos de Santa Maria, apontando que todos eles geraram migração para a cidade.
Ele citou como exemplos a construção da ferrovia, que trouxe engenheiros e operários belgas, e a implantação da UFSM, que trouxe milhares de estudantes para a cidade.
Mudanças no comércio local
Reis falou ainda sobre as mudanças no comércio tradicional da cidade, com o fechamento de estabelecimentos e a chegada de empresas de fora.
“O e-commerce (comércio eletrônico) cresceu muito e mudou a forma do comércio de rua. Mudou muito nos últimos 10 anos e vai mudar mais ainda. Então, provavelmente, essas empresas não se adaptaram”, diz o economista.
O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classica Films, loja de assessórios e serviços automotivos. O episódio está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.