Paralelo 29

PODCAST: “Erramos como sociedade, erramos como educadores e erramos como governo”, diz vereador Getúlio sobre drogas

Arte/Estação 29

“Quando entrei na Polícia Federal, a gente sabia quem fumava maconha; na época não tinha outras drogas

Em quatro décadas como agente da Polícia Federal, onde encerrou a carreira como delegado, o vereador em Santa Maria Getúlio Jorge de Vargas (Republicanos) é radicalmente contra as drogas e tem restrições ao álcool. Para ele, houve um descuido da sociedade como um todo em relação ao avanço da drogadição no Brasil.

Conhecido na política santa-mariense como Delegado Getúlio, o vereador afirmou no Podcast Estação 29 que em seus tempos de policial a droga dominante era a maconha.

Com o decorrer do tempo, outras substâncias, entre elas a cocaína, o crack e as chamadas drogas sintéticas, foram se popularizando. Para ele, houve falhas na educação dos jovens.

“Quando entrei na polícia, a gente sabia, mais ou menos, quem fumava maconha. Cocaína era uma droga mais rara, pelo custo. Droga sintética, LSD, ecstasy não se ouvia falar. A pedra, o crack não existia”, diz o vereador.

“”Eu sempre procuro regitrar nas minhas falas: onde nós erramos? Porque nós erramos como sociedade, nós erramos como educadores, nós erramos como servidores públicos da área de segurança, nós erramos como governo nas políticas de prevenção”, afirma.

Delegado diz que repressão é necessária

Delegado Getúlio diz que, “se hoje existe a repressão – e ele é necessária – é porque houve falha na prevenção. O vereador é autor de uma lei que gerou polêmica em Santa Maria ao proibir o consumo de bebida alcoólica em vias públicas entre a meia-noite e às 7h.

A norma, que está em vigor há cerca de um ano, estabelece inclusive multas para quem for flagrado consumindo álcool nesses horários. Getúlio contou, ainda, que a Câmara de Vereadores sofreu pressão de lobistas, de empresários locais e até mesmo de deputados.

De acordo com o vereador, ao restringir o consumo de álcool em vias públicas (ruas e praças, por exemplo), a lei não só garante o sossego público como ajuda a evitar a violência.

O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos. Os episódios estão disponíveis nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotfy.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn