Um dos principais palcos públicos a céu aberto de Santa Maria, no Parque Itaimbé, reuniu diversas gerações para celebrar o retorno das atividades com muita música na tarde deste domingo
DINIANA RUBIN – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
Um dos principais palcos públicos a céu aberto de Santa Maria, a Concha Acústica, no Parque Itaimbé, reuniu gerações para celebrar o retorno das atividades com muita música na tarde deste domingo (30). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugurou o espaço icônico que faz parte do cenário cultural do Município, na presença de mais de 2 mil pessoas.
A reinauguração do palco para a comunidade santa-mariense e a final do torneio de basquete 3×3 fizeram parte da programação do Viva Itaimbé, que teve início neste sábado (29), com a entrega das quadras poliesportivas, torneios de basquete 3×3 e beach tennis, brinquedos infláveis e atrações musicais.
O secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, cumprimentou a galera presente e, em um ato informal, disse da satisfação de participar desse momento tão especial no local que já recebeu artistas qualificados e que são símbolos da cultura da cidade e do país.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, reforçou o conjunto de esforços para concretizar a estrutura do lugar que é oficialmente chamado Auditório Lupicínio Rodrigues por meio de lei municipal de 1982. Porém, o Lupicínio não tocou no espaço, mas ele passou por Santa Maria no início da década de 1930, com 19 anos, por conta do serviço militar. E foi aqui em Santa Maria que ele conheceu o primeiro amor, a Inah.
“Um altar da cultura santa-mariense e carinhosamente conhecido como a nossa Concha Acústica do Parque Itaimbé, está pronto para ser ocupado pela comunidade, por músicos, artistas, e por tanta gente que já viu muita coisa acontecer por aqui e que faz parte da história desse lugar. Agradecemos à empresa MRU que aceitou esta empreitada e deixou a Concha linda”, enalteceu a secretária Rose.
O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), grande incentivador e entusiasta da cultura e de tudo que vem sendo feito para melhorar a cidade, também comemorou a revitalização do espaço.
“O templo sagrado da cultura está de volta, me disse o nosso artista Pylla Kroth. Assim como hoje, queremos que continue sendo todos os dias e, principalmente, nos domingos à tarde, muita música, apresentações artísticas e entretenimento para a comunidade. Nosso reconhecimento especial às gurias da Secretaria de Cultura, Rose, Fabrise e Liciane. Agradecimento especial também ao Lucas e o Gilson da MRU, os vereadores presentes e a esse público que veio aqui prestigiar este espaço renovado para a cultura”, disse o vice-prefeito, Rodrigo Decimo.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) participou da entrega e fez menção à importância da concha, juntamente com as quadras poliesportivas, que são locais públicos e que agregam cultura, lazer e esporte ao coração da cidade, o pulmão verde, no Parque Itaimbé.
Após, as autoridades e artistas convidados descerraram a placa que dá nome ao espaço: Concha Acústica Lupicínio Rodrigues. Durante o evento, o artista Cauê Toledo grafitou o rosto de Lupicínio Rodrigues em espaço próximo ao palco. O artista também é o responsável pelas pinturas nas quadras poliesportivas.
CONFIRA AQUI UMA GALERIA DE FOTOS DA REINAUGURAÇÃO
Recordações em forma de músicas
Para aquecer a tarde fria de inverno, subiram ao palco revitalizado da Concha Acústica duas bandas que fizeram história nesse espaço emblemático tão querido pelos santa-marienses, a Geringonça e a Guantánamo Groove.
Antes, para abrir a programação da tarde especial, o público foi convidado a reverenciar a banda Fuga, que fez história nos palcos dos anos 80 e 90, e ainda é conhecida no cenário musical.
Estiveram presentes na reinauguração a equipe da Secretaria de Cultura, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, os representantes da empresa MRU responsável pela revitalização, o diretor Gilson Ruppdelt, e o arquiteto e urbanista, Lucas Ruppelt. Representando o Legislativo do Município, estiveram os vereadores Givago Ribeiro, Admar Pozzobom e Luci Duartes.
CONCHA ACÚSTICA
A obra completa consistiu na reforma em toda a estrutura: degraus, trincas e concreto, rampa de acessibilidade, grades, corrimão, e a pintura do espaço.
A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanhou cada etapa dos serviços.
A revitalização da Concha Acústica começou em abril deste ano e ocorreu por meio de compensação da empresa MRU Construções, responsável pelo serviço, com a Prefeitura.
A compensação se dá a partir da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê compensação ao Município em processos de parcelamentos do solo (loteamentos, condomínios entre outros) por empreendedores que possuem projetos de urbanização em Santa Maria.
Essa compensação pode ser feita a partir de doação de áreas à Prefeitura ou por serviços prestados com a finalidade de recuperação de áreas de lazer, urbanização, reformas e etc.
Neste caso, a Prefeitura e a MRU definiram pela destinação do recurso para a revitalização da Concha Acústica.
Artistas e bandas interessadas em se apresentar no palco cultural devem solicitar a utilização do espaço. Para isso, é necessário preencher o formulário de solicitação de uso da Concha Acústica. Basta clicar aqui.