Paralelo 29

PARALELAS: Mais pré-candidaturas poderão cair em Santa Maria

Magali, agora cotada para vice/Foto: Reprodução Facebook Magali Marques da Rocha

Por enquanto, Santa Maria tem oito pretendentes à Prefeitura, mas número deverá baixar a depender de articulações

Santa Maria tem oito pré-candidaturas lançadas para disputar o primeiro turno das eleições em outuro deste ano. No entanto, há grandes possibilidades desse número se reduzir até a oficialização das candidaturas, em agosto.

Neste final de semana, vazou uma informação extraoficial de que Magali Marques da Rocha (MDB) vai abrir mão de concorrer a prefeita e fechar como vice em uma coligação possivelmente com o Novo. O Paralelo 29 conversou com fontes do MDB e do Novo, que confirmaram, extraoficialmente, essa possibilidade, a ser anunciada nos próximos dias.

Há quem duvide do acerto entre MDB e Novo até porque os emedebistas estariam convesando também com o PDT e o Podemos.

Contudo, o MDB já teria, inclusive, comunicado o pré-candidato pedetista, Paulo Burmann, dessa decisão, conforma a coluna apurou. Fonte pedetista consulta não menciona esse comunicado.

Há, ainda, outra informação apurada pela coluna, como desdobramento da articulação envolvendo o Novo.

O podemos, que tem o vereador Tony Oliveira como pré-candidato, tamém poderia abrir mão da majoritária. Nesse caso, Tony seria candidato à reeleição de olho em manter uma cadeira na Câmara para o Podemos.

Até essa sexta-feira (28), no entanto, Tony não fazia menção de desistir. Até porque ele foi um dos pré-candidatos que enviou representante para uma reunião do Paralelo 29 e do podcast Estação 29 para tratar de uma série de entrevistas com os pré-candidatos.

Estranhamente, MDB e PDT não enviaram representantes, assim como o PL. Contatos pelo Paralelo 29, depois da reunião, todos confirmaram interesse em participar.

Vale registrar que Magali fez uma cirurgia recentemente e ainda está em recuperação. E como Riesgo está nos Estados Unidos, o anúncio da chapa, inicialmente previsto para este domingo (30), acabou adiado para os próximos dias.

ELEIÇÕES 2024: TV Câmara entrevista cinco pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria

OS ATUAIS PRÉ-CANDIDATOS

Relação em ordem alfabética dos nomes lançados oficialmente pelos partidos:

  • Giuseppe Riesgo (Novo)
  • Magali Marques da Rocha (MDB)
  • Moacir da Rosa Alves – Dr Moacir (PRD)
  • Paulo Burmann (PDT)
  • Roberta Leitão (PL)
  • Rodrigo Decimo (PSDB)
  • Tony Oliveira (Podemos)
  • Valdeci Oliveira (PT)

QUEM JÁ DESISTIU

  • Beto Fantinel era pré-candidato pelo MDB até junho deste ano. Deputado estadual licenciado, ele optou por continuar como secretário estadual de Assistência Social

Mais baixas no PL de Santa Maria: dirigentes do PL Mulher e do PL Jovem deixam cargos

NOTAS TRANSVERSAIS

Movimento do MDB: dúvidas que ficam

Ainda sobre a possível coligação entre MDB e Novo em Santa Maria fica uma dúvida: como ficarão emedebistas que têm cargos no governo Eduardo Leite (PSDB)? Além dos secretários Beto Fantinel e Paulo Salerno, que são da região, o MDB tem cargos na Fase, em Santa Maria.

A própria Magali Marques da Rocha, cotada para vice de Giuseppe Riesgo tem cargo no Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case).

ELEIÇÕES 2024: PRD lança pré-candidatura do dentista Dr Moacir à Prefeitura de Santa Maria

Discussão avançada

Farret com Valdeci em evento político (à direita, Clair, companheira de Farret)/Foto: Divugação

O PT foi o primeiro partido a indicar o candidato a vice para as eleições majoritárias deste ano. Desde o ano passado, o médico e ex-prefeito José Haidar Farret (União Brasil) acompanha o deputado estadual Valdeci Oliveira em eventos de pré-campanha.

Os petistas também estão com as discussões do seu plano de governo bastante avançadas. A ideia é que ainda em julho, a coligação apresente um esboço do que pretende defender na capanha eleitoral.

Torneios, brincadeiras e atrações musicais marcaram a entrega das quadras poliesportivas do Parque Itaimbé

Obras e inaugurações

Decimo, que é o atual vice-prefeito, na reinauguração de quadras do Parque Itaimbé/Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

O governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) aproveita uma série de inaugurações de obras para colocar a administração na vitrine e, de quebra, impulsionar a pré-candidatura do vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).

Desde as inaugurações do novo Caçadão e da nova Praça Astrogildo de Azevedo (antiga Praça Roque Gonzales, também conhecida como Pracinha do Hospital de Caridade), para citar algumas das mais vistosas, a administração tucana mantém uma agenda de entregas.

Neste final de semana, a agenda está voltada para a reinauguração das quadras poliesportivas e da Concha Acústica do Parque Itaimbé, um espaço simbólico para a cidade.

Na lista ainda estão a revitalização da Praça Saldanha Marinho, a revitalização da Gare e a revitalização de passeios públicos da Avenida Rio Branco e da Vila Belga. Todas com reinaugurações previstas para o mês de julho em diante.

Nos últimos meses, Decimo é presença obrigatória em praticamente todos os eventos da Prefeitura, até porque foi entregue a ele a responsabilidade de tocar projetos relacionados ao chamado Distrito Criativo.

Operação Patrola

Efeito Patrolão faz estragos no Rio Grande do Sul, inclusive na região. Para quem não sabe, entre março e abril deste ano, o Ministério Público gaúcho denunciou ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-secretários de 51 municípios, entre eles São Pedro do Sul e Santa Maria, na Região Central do Estado, que estariam envolvidos em um esquema de propina para compra de máquinas agricolas.

O MP não divulgou nomes porque o processo tramita em segredo de Justiça. No entanto, o meio político não perdoa e nomes já foram ventilados e devidamente “queimados” por partidos

Conferência de conservadores

Pré-candidata a prefeita pelo PL, a vereadora Roberta Leitão viajará para Balenário Camboriu (SC), no próximo final de semana. Nos dias 6 e 7, Leitão participará do CPAC (Conservative Poitical Action conference), considerado o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo.

O evento, que reunirá o chamado esquadrão de elite do bolsonarismo, contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de familiares dele e de políticos como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Magno Malta (PL-ES).

Outra estrela do conservadorismo esperada no congresso é o presidente da Argentina, Javier Milei, mas ele ainda não havia confirmado presença.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn