Paralelo 29

Agentes recolhem celulares, carregadores e drogas durante revista na Pesm; 4 líderes são transferidos

Foto: Divulgação, Susepe

Operação ocorreu na manhã desta segunda-feira

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Em uma operação que durou mais de cinco horas, a Polícia Penal realizou uma revista na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), na manhã desta segunda-feira (1º). Foram apreendidos celulares, carregadores, maconha, cocaína e ecstasy.

A Polícia Penal, por meio de sua assessoria em Porto Alegre, não divulga números, apenas confirma que houve a operação. No entanto, o Paralelo 29 apurou que foram apreendidos 34 celulares e 18 carregadores. Não foi possível apurar a quantidade de drogas apreendidas.

A revista começou às 7h e se encerrou às 12h30min. Foram revistadas as galerias A e B. De acordo com as informações oficiais, cerca de 60 servidores penitenciários do Grupo de Intervenção Rápida da 2ª Região Penitenciária (GIR-2), do Canil, da Inteligência Penitenciária, da Delegacia Penitenciária Reional e da própria unidade prisional participaram da operação, que teve, ainda, o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda conforme as informações oficiais, “a ação está alinhada com o programa RS Seguro do governo do Estado, e teve como objetivo manter a disciplina na unidade, além da retirada de materiais ilícitos”.

“Entre os focos, estavam retirar materiais proibidos e impedir a comunicação ilícita no estabelecimento. Foram apreendidos celulares, carregadores e substância semelhante à entorpecentes. Somente em 2024, desencadeou dez revistas gerais na Pesm”, diz a assessoria de imprensa da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Transferências de líderes

O Paralelo 29 também apurou que houve transferência de líderes de facções que estavam presos na Pesm. Quatro presos foram transferidos de Santa Maria para Canoas

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn