Paralelo 29

Prefeitura e Corsan viabilizam sistema que beneficia 40 mil pessoas moradores de Santa Maria

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Estação Pressurizadora de Água Tratada e pontos de controle de pressão estabilizam a pressão de água em pontos da região central

LENON DE PAULA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA

A Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizaram, na manhã desta terça-feira (2), a entrega de uma Estação Pressurizadora de Água Tratada (EPAT, também conhecida como booster) voltada à região central de Santa Maria.

O ato ocorreu no canteiro central da Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Silva Jardim, local onde a estação está localizada.

“As chuvas recentes trouxeram enormes aprendizados para todos nós, principalmente na questão de infraestrutura. Graças ao grande investimento já feito em sistemas de drenagem pluvial, manutenção de bueiros, desassoreamento dos córregos, dentre outras iniciativas que promovemos há muitos anos em nossa cidade, podemos estar aqui hoje entregando este recurso que irá qualificar o abastecimento de água aqui no centro”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom.

O sistema, cuja obra para implementação iniciou no final de março, é responsável pelo controle da pressão e da vazão de água e está em operação há duas semanas. Com a tecnologia, fica garantido o abastecimento de água das moradias e comércios do trecho entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Nossa Senhora Medianeira, contemplando as ruas do Acampamento, Astrogildo de Azevedo, Venâncio Aires, Tuiuti, José Bonifácio e Pinheiro Machado.

“Sem dúvida, esta é uma iniciativa importante que estamos entregando aqui hoje. A Corsan vem, de forma crescente, investindo em melhorias em todo o sistema de abastecimento de água em nossa cidade. Especial também por esta entrega ocorrer aqui na Avenida Rio Branco, onde uma série de intervenções ocorrem para revitalização deste espaço. Em breve aqui teremos novos bancos, nova iluminação e um novo projeto paisagístico” considerou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A obra teve investimento aproximado de R$ 250 mil e incluiu também a interligação do novo sistema de bombeamento à rede e conexões eletromecânicas.

“Com o booster nós conseguimos monitorar, independente do horário, a pressão e a vazão de água. Nós também instalamos um ponto de controle de pressão na José Bonifácio, entre a Acampamento e a Riachuelo, que também será monitorado pelo sistema de telemetria”, explica o gestor de relações institucionais da Corsan, João Corin, acompanhado da coordenadora da unidade de Santa Maria, Andreia Zanini

Também estiveram presentes na ocasião o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e fiscal do contrato da Corsan, Yuri Vendrúsculo; e os vereadores Admar Pozzobom, Adelar Vargas e Getúlio de Vargas, representando o Poder Legislativo.
 

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn