DINIANA RUBIN – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
CONFIRA AQUI UMA GALERIA DE FOTOS DA OBRA
Mais um espaço público importante e simbólico para Santa Maria, a Praça Saldanha Marinho, no Centro, que está sendo revitalizada, chega na etapa final com os serviços de limpeza e de paisagismo.
A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, faz a entrega do espaço para a comunidade nesta sexta-feira (5), com programação das 9h30min às 14h. Relembre as etapas da reforma (abaixo, cronologia das etapas). A solenidade ocorre independentemente de chuva.
O excesso de chuvas no mês de maio e junho impediu que a obra fosse concluída no prazo inicial. No local, nestes dois últimos meses, as frentes de trabalho colocaram a pedra portuguesa e o granito preto São Gabriel, além de acabamentos finais na restauração do coreto e do chafariz.
O trecho em frente a Casa de Cultura e o Banrisul receberá intervenção na sequência, pois faz parte da obra de revitalização da Casa de Cultura.
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023 com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio.
Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A revitalização da Praça Saldanha Marinho também se soma a outros espaços públicos de Santa Maria que, recentemente, tiveram intervenções e melhorias para o lazer e o entretenimento dos santa-marienses.
No último final de semana, duas entregas importantes ocorreram no Parque Itaimbé, no domingo, 30 de julho, a Concha Acústica que foi totalmente reformada, e no sábado (29), das quatro quadras poliesportivas.
Em outubro de 2013, foi a vez da entrega do novo Calçadão Salvador Isaia. Todos esses espaços fazem parte do Distrito Criativo Centro-Gare.
Para celebrar o novo espaço revitalizado, na programação especial terá shows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço e espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa.
Programe-se:
– Entrega da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria
– Sexta-feira (5): das 9h30min às 14h
– Atrações gratuitas: shows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço, espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa
SOBRE A PRAÇA
A Praça Saldanha Marinho passou a ter esse nome em 12 de janeiro de 1883, tendo sua inauguração oficial em janeiro de 1907, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho Filho.
Antes de 1883, o espaço era conhecido como Praça da Igreja da Conceição da Matriz. A fonte desta informação consta no acervo digital do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.
Dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho foram inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz. Eles surgiram a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria, João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue.
Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.
O chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses e são um dos principais cartões postais da cidade.
Devido às suas relevâncias para a identidade da cidade, o coreto e o chafariz receberam o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, e ambos fazem parte deste projeto de revitalização sendo tombados em 2002.
HISTÓRICO DA OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA SALDANHA MARINHO
2023
Revitalização da Praça tem início com preparação do espaço para retirada do piso – 5 de junho
Revitalização Saldanha Marinho avança e serviços começam ser realizados em novo setor – 4 de agosto
Montagem das armaduras e formas dos bancos no entorno dos canteiros ocorrem na Praça – 10 de outubro