Paralelo 29

PARALELAS: A hora dos vices de quem está de olho na Prefeitura e a pressão sobre Burmann

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Três partidos já definiram com quem irão concorer à Prefeitura de Santa Maria; quatro ainda estão sem parceiros

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Das sete pré-candidaturas colocadas no cenário político para disputar a Prefeitura de Santa Maria, três já definiram seus vices. Outras quatro ainda estão na dependência de alguma articulação ou de arranjos internos. Paulo Burmann (PDT) é pressionado internamente para aceitar uma composição com o Podemos na cabeça (leia abaixo).

Primeiro a definir seu companheiro de chapa, o ex-prefeito e deputado estadual Valdeci Oliveira terá um evento de lançamento oficial da chapa na manhã deste sábado (3), na sede do PT.

Desde o ano passado, o médico, ex-prefeito e ex-deputado José Haidar Farret (União Brasil) é conhecido como parceiro de chapa do deputado.

O segundo a definir a chapa foi o PSDB, que tem como pré-candidato o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo. O acordo com o Progressistas (PP) resultou na indicação da ex-secretária de Educação Lúcia Madruga como vice da coligação.

O lançamento oficial da dobradinha Decimo-Lúcia Madruga, em princípio, será realizado no próximo dia 11. Os partidos organizam um evento regional para apresentar a dupla.

Esta semana, o PP estadual confirmou a indicação de Lúcia como vice da aliança entre tucanos e progressistas. E o apoio público veio de ninguém menos que o presidente estadual do PP, deputado Covatti Filho.

Esta semana, o MDB anunciou a retirada da pré-candidatura de Magali Marques da Rocha para que ela concorra de vice de Giuseppe Riesgo (Novo). O anúncio oficial da dobradinha será na noite desta quinta-feira (4), na Cesma.

Os demais pré-candidatos têm poucas opções fora de seus partidos. Tanto que já cogitam concorrer com chapa própria. Da lista, há especulações de que dois deles poderão desistir: Tony Oliveira (Podemos) e Dr Moacir (PRD), embora eles neguem.

Assim, se realmente os quatro decidirem mesmo concorrer, terão que buscar os vices dentro dos seus próprios quadros. Salvo alguma coligação envovendo alguma sigla desse grupo, como, por exemplo, PL e Podemos, ou PL e PRD. Situado à esquerda desse espectro político, o PDT é o mais propício a encarar uma corrida solo.

Chapa Valdeci-Farret será lançada oficialmente neste sábado

PRÉ-CANDIDATOS COM VICES DEFINIDOS

Os nomes estão pela ordem de anúncio dos vices:

  • Valdeci Oliveira (PT) – vice: José Haidar Farret (União Brasil)
  • Rodrigo Decimo (PSDB) – vice: Lúcia Madruga (PP)
  • Giuseppe Riesgo (Novo) – vice: Magali Marques da Rocha (MDB)

PRÉ-CANDIDATOS AINDA SEM VICES DEFINIDOS

  • Paulo Burmann (PDT)
  • Roberta Leitão (PL)
  • Tony Oliveira (Podemos)
  • Moacir da Rosa Alves – Dr Moacir (PRD)

PP estadual referenda ex-secretária Lúcia Madruga como vice de Rodrigo Decimo

NOTAS TRANSVERSAIS

Desiste, não desiste

A esta altura, antes das convenções, nenhum dos pré-candidatos ainda sem chapa completa admite que vai jogar a toalha. Tony Oliveira poderia concorrer à reeleição e assegurar a cadeira do Podemos no Legislativo Municipal, mesma situação de Roberta Leitão.

No entanto, fontes ligadas a Tony garantem que o vereador está mesmo decidido a disputar a Prefeitura. Nesta quarta-feira (3), PDT e Podemos tiveram uma derradeira conversa, que não evoluiu para um acordo. Antes de 20 de julho, possível data da convenção do Podemos, não deve haver nenhuma definição do partido.

Roberta Leitão afirma que tem o aval da direção estadual e que não vai desistir de concorrer. Por fim, Dr Moacir faz a mesma afirmação. Porém, se for levado em conta o histórico do pré-candidato, a renúncia é certa. Esta não foi a primeira vez que ele disse que seria candidato.

Pressão sobre Burmann

Internamente, o PDT está em polvorosa. Tudo porque o Podemos aceitaria se coligar com o PDT, desde que Burmann aceitasse ser vice de Tony.

Há um grupo liderado pela vereadora Luci Duartes (Tia da Moto) e por Zaloar Soares que defende a tese de Burmann como vice do vereador do Podemos. Outra corrente, liderada pela ex-vereadora Cida Brizola, defende que o ex-reitor da UFSM deve ser o cabeça de chapa.

Em caso de chapa pura no PDT, Cida seria o nome de consenso para vice. No entanto, a ex-vereadora descarta essa possiblidade. Pelo menos até o momento. O caldeirão pedetista tende a ferverer nos próximos dias. E tudo é possível.

PARALELAS: Mais pré-candidaturas poderão cair em Santa Maria

Grana perdida

Com a saída de Zaloar para o PDT, PP perdeu grana/Foto: Divulgação, AICVSM

Em uma reunião com o presidente estadual Covatti Filho, o PP de Santa Maria descobriu que perdera uma boa grana, algo em torno de R$ 130 mil, que o partido destinaria ao seu núcleo comunitarista.

Com a saída do primeiro suplente Zaloar Soares, que foi para o PDT, o núcleo de lideranças comunitárias deixou de existir oficialmente. Resultado: a grana não veio nem para o PP nem para Zaloar. O dinheiro, segundo fontes partidárias, seria uma boa grana para bancar uma candidatura a vereador.

PARALELAS: MDB confirma aliança com Novo e PDT reage com vídeo divulgado a militantes

Convite

Melo, Zinn e Schirmer: conversa sobre campanha na capital/Foto:Divulgação

O advogado Robson Zinn, que atua na área eleitoral, foi convidado a ser o coordenador júridico da campanha à reeleilão do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

Filiado ao MDB há anos, Zinn deu o preço do serviço e aguarda uma resposta. O ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, atual secretário de Planejamento da capital e vereador licenciado, participou da conversa de Zinn com o prefeito.

Nos tempos de Santa Maria, Zinn e Schirmer não eram exatamente, digamos, do mesmo time. Basta ver que, recentemente, o advogado teve papel crucial para a saída para o PL do vereador Tubias Calil, pupilo do ex-prefeito. Mas, brigas à parte, política é política.

Revitalização da Gare da Viação Férrea avança com as instalações elétricas e colocação de telhas e luminárias

Obras e inaugurações

De olho nas eleições municipais, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) lotou a agenda com o anúncio de obras novas e inaugurações/reinaugurações.

Nos últimos dias, a Prefeitura vem anunciando obras com a Corsan, como o esgotamento sanitário do Bairro São José, em entre outras.

Na agenda de novas inaugurações, mais duas obras de peso: nesta quinta (3), uma solenidade no Bairro JK marcará a entrega da nova sede da EMEI Luizinho de Grandi, uma obra de R$ 3,5 milhões na área da Educação, pasta que fora ocupada até o mês passado por Lúcia Madruga, a vice de Rodrigo Decimo (PSDB).

O atual vice-prefeito, aliás, tem até esta sexta (5) para participar de inaugurações de obras públicas. O fechamento da agenda de inaugurações será com a Praça Saldanha Marinho, cuja obra de revitalização será entregue na sexta-feira, com uma programação festiva.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn