Evento ocorre no LabCriativo, na Vila Belga. Próxima etapa está prevista para o dia 11 de julho
JOYCE NORONHA – SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA
Alunos da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) participaram, nesta terça-feira (2), do segundo dia do Ideathon, no LabCriativo, no antigo Mercado da Vila Belga, de atividade que incentivou a identificação e a busca por soluções de problemas da área da Educação.
A maratona, que está na 2ª edição, é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e tem como objetivo promover criatividade, inovação, tecnologia e troca de saberes.
O evento é voltado para estudantes do Ensino Médio de Santa Maria e integra as ações do Conecta Cidade Universitária.
A próxima atividade ocorre no dia 11 de julho para alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professora Maria Rocha, também no LabCriativo.
A primeira etapa ocorreu no dia 25 de junho, para alunos da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Augusto Ruschi, no mesmo local.
O Ideathon é uma parceria com o Núcleo de Educação Empreendedora da Pró-Reitoria de Inovação (Proinova), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“Queremos envolver os alunos de Ensino Médio em atividades criativas com foco em inovação e empreendedorismo. Para que eles possam refletir sobre onde estão e o que podem fazer diante disso. Todas essas ações que estamos realizando incentivam uma cultura de paz, onde todos podem cuidar da cidade e se sentirem parte dela”, destaca a titular da pasta, Rose Carneiro.
Na tarde desta terça-feira, os estudantes apresentaram problemas que enfrentam no ambiente escolar. Entre todas as situações apontadas, cinco foram escolhidas, por meio de votação de todos os alunos, para que os jovens encontrassem soluções às temáticas.
Os estudantes foram separados em pequenos grupos para debaterem os problemas e suas possíveis soluções, que depois foram apresentadas a todos os presentes.
A maratona reúne estudantes com o objetivo de incentivar a geração de soluções criativas. Nesta edição, os estudantes são das escolas que participaram do evento Inovação e Leitura, da Feira Fora da Feira, anexa à programação da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.
Das instituições, duas são estaduais e a terceira é a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai), que atende alunos de diferentes instituições de ensino da cidade.
CONECTA CIDADE UNIVERSITÁRIA
O Conecta Cidade Universitária teve suas primeiras atividades em setembro de 2023. Trata-se de uma iniciativa pioneira que promove a integração das instituições de Ensino Superior do Município ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação com empreendedorismo, cultura e criatividade.