Paralelo 29

PARALELAS: Em inauguração, Decimo cita obras da atual gestão e Pozzobom cutuca adversários

Pozzobom e Decimo (ao centro) na inauguração da Dom Ivo/Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

“Enquanto outros falam, nós executamos”, disse prefeito na entrega da Perimetral Dom Ivo

A inauguração da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, uma avenida que custou R$ 18 milhões, iniciada há 16 anos em Santa Maria, foi marcada por dicursos nessa quinta-feira (4).

O vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), que é pré-candidato à Prefeitura, elencou uma série de obras da tual gestão. Já o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) cutucou adversários.

“Estou muito feliz por entregar mais uma etapa que vai fazer a diferença na vida das pessoas. Enquanto outros falam, nós executamos. Por isso, começamos e concluímos obras”, alfinetou.

A obra da Perimetral Dom Ivo, que liga as regiões Norte e Oeste de Santa Maria, é umas mais vultuosas dos últimos anos. Começou em 2008, no governo Valdeci Oliveira (PT), passou pelos governos de Cezar Schirmer (MDB) e foi concluída agora.

A obra tem recursos federais. A administração municipal enviou um convite a representantes do ministro Paulo Pimenta, mas nenhum petista apareceu no ato.

Mesmo sem menção a partidos ou nomes, o recado de Pozzobom teve endereço e foi bem entendido por quem estava lá.

NOTAS TRANSVERSAIS

Riesgo e Magali: chapa Novo-MDB é lançada

Riesgo e Magali com dirigentes e pré-candidatos a vereador pela coligação/Foto: Giovani Dutra, Divulgação

Na noite dessa quinta-feira (4), o auditório da Cesma ficou lotado por dirigentes, militantes e pré-candidatos do Novo e do MDB para o lançamento da dobradinha Giuseppe Riesgo (Novo) e Magali Marques da Rocha (MDB) para a Prefeitura de Santa Maria.

Com discursos afinados, Riesgo e Magali afirmaram que pretendem aliar experiência e juventude para empolgar a militância e conquistar o eleitorado. O objetivo é garantir a presença da coligação no segundo turno.

Sem citar adversários nem partidos, Riesgo arrancou aplausos ao dizer que Santa Maria tem que deixar de ser a cidade do passado e da saudade em uma referência á “letargia” em que, segundo ele, a cidade se encontra.

De resto, o pré-candidato afagou o MDB, que dá uma injeção para o Novo, que não tinha tempo de rádio e TV. “O MDB sabe ganhar eleição”, disse o candidato.

Além de dirigentes emedebistas que compareceram em peso, os dois vereadores do partido, Adelar Vargas (Bolinha) e Rudys Rodrigues confirmaram presença. Em princípio, ao menos no ato desta quinta, o MDB demonstrou unidade e empolgação.

Agora, resta conferir se o discurso de novidade da chapa Novo-MDB vai seduzir o eleitorado para além da militância novista e emedebista.

DOBRADINHA DE VEREADORES?

A novidade da quinta-feira (4) foi um convite de vereador para vereador. No caso, Tony Oliveira, pré-candidato a prefeito pelo Podemos, fez um convite ao colega Paulo Ricardo Pedroso (PSD) para que o também vereador e comunicador seja seu vice.

Paulo Ricardo confirmou à coluna que recebeu o convite e que, após ouvir o colega de parlamento e de rádio, irá levar a proposta para a direção do PSD.

Tony é cogitado também para ser vice de Paulo Burmann (o que o vereador descarta) e para se somar à chapa Novo-MDB. Há quem aposte que Tony irá desistir de concorrer a prefeito para tentar manter a bancada do Podemos na Câmara.

Há outro detalhe nessa empreitada: o PSD integra o governo Pozzobom, inclusive com cargos. No momento, o PSD está ao aldo da pré-candidatura do atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB).

Ministros e dirigentes petistas em Santa Maria

Pimenta deverá comparecer no lançamento de Valdeci, no sábado/Foto: Samuca Neto, Divulgação

O lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) à Prefeitura de Santa Maria e do seu vice, o médico e ex-prefeito José Farret (União Brasil), marcado para a manhã de sábado (6), deverá ter a presença de estrelas petistas.

Segundo a coluna apurou, entre os convidados está o ministro Paulo Pimenta, que foi vice de Valdeci no início da primeira gestão petista de Santa Maria. Também deverão comparecer outros dirigentes do PT, do PC do B e do União Brasil

Avalista da dobradinha, Pimenta só não estará na cidade se houver algum imprevisto, já que está envolvido com as questões do Ministério que trata da reconstrução do Estado pós-enchente.

Rebuliço no PDT

A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto e Zalular Soares, ambos pré-candidatos à Câmara pelo PDT, negam estar entre os pedetistas que estariam pressionando Paulo Burmann para desistir da pré-candidatura e aceitar a vice de Tony Oliveira.

O primeiro a chiar foi Zaloar, que enviou uma nota ao Paralelo 29 (leia abaixo). Depois, Tia da Moto enviou mensagem por WhatsApp ao colunista com a sua versão.

Manifestação de Tia da Moto: “Sem pressão”

“Só para esclarecer: Eu não pressiono o professor Burmann a ser vice de A ou B. E muito menos para ter como vice a Drª Cida (ex-vereadora Cida Brizola). O que sempre digo é que defendo as negociações e que sou soldada do partido. O que não abro ãoé de termos candidato a majoritária e que esse candidato seja o professor Burmann”.

Ainda segundo Tia da Moto, “quem passou essa informação (da pressão sobre o ex-reitor) foi com intuito de tumulto no partido”.

A nota de Zaloar: “Unidade e coesão”

Em nota assinada por André Ribeiro, seu assessor de comunicação, Zaloar Soares deu sua versão sobre o que foi publicado pela coluna Paralelas. Confira a íntegra da resposta.

“Em relação à matéria veiculada pelo portal PARALELO 29, o pré-candidato Zaloar Soares deseja esclarecer publicamente sua posição e postura em meio às discussões políticas em curso.

Ressalto que o pre candidato não esta vinculado a nenhuma corrente política ou ideológica específica dentro do PDT. Como membro do partido, preza pela unidade e coesão da candidatura majoritária, adotando uma postura partidária e alinhada com os interesses e decisões do grupo.

É importante frisar que não endossamos ou defendemos tese alguma em relação a questões exclusivas da candidatura majoritária. Nossa posição é de apoio e colaboração com o que for decidido coletivamente dentro do contexto da candidatura, demonstrando compromisso com a união e o fortalecimento do grupo político.

Diante disso, reiteramos o nosso compromisso em contribuir de maneira construtiva e alinhada com os valores e diretrizes do PDT, mantendo-se aberto ao diálogo e alinhamento com os demais integrantes da candidatura majoritária.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn