Paralelo 29

PODCAST: “Santa Maria é considerada um case de sucesso”, diz ex-secretária Lúcia Madruga sobre creches do PróInfância

Arte/Estação 29

Ex-titular da Educação que ficou quase oito anos no cargo fez balanço da pasta no podcast Estação 29

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Durante quase oito anos, a prorofessora Lúcia Madruga esteve à frente da Secretaria de Educação de Santa Maria, tornando-se uma das titulares da pasta que mais tempo esteve na função. Em sua participação no podcast Estação 29, Lúcia fez um balanço de sua atuação, que inclui obras em escolas, gestão escolar e a reestruturação da própria secretaria.

Um dos desafios na pasta foi a retomada de creches do PróInfância, anunciadas em 2014. A empresa contratada pelo governo federal abandonou as obras de 12 creches.

Em sua gestão, Lúcia conseguiu entregar sete creches, cinco delas do contrato com a empresa que abandonou o canteiro de obras, e outras duas, de outro contrato

“O governo federal começou a pactuar com os municípios, e os municípios começaram a buscar alternativas para resolver. Nosso município é considerado um case de sucesso dentro dessa área”, afirma a ex-secretária, ressaltando que ao assumir as estruturas estavam depredadas.

CURRÍCULO E PRINCIPAIS CARGOS

  • Licenciada em Matemática/Física pela antiga Faculdade Imaculdade Conceição (FIC), que origem à atual Universidade Franciscana (UFN) e com especialização em ensino de Matemática na mesma instituição
  • Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM
  • Doutora em Agronegócio pela Universidade Federal do RS (UFRGS)
  • Diretora da Faculdade de Administração
  • Pró-Reitora Adjunta de Planejamento da UFSM na gestão do reitor Felipe Muller (2010-2013)
  • Secretária de Educação de Santa Maria de janeiro de 2017 a junho de 2024

O podcast Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de acessórios e serviços automotivos. Participaram do bate-papo o jornalista José Mauro Batista, editor do Paralelo 29, e o advogado Rodrigo Dias. O conteúdo está disponível nos canais do Estação 29 no Youtube e no Spotfy.

Assuntos polêmicos abordados

No podcast, Lúcia também falou de assuntos polêmicos e que impactam no dia a dia da comunidade escolar, dos gestores e dos professores, como a implantação das escolas cívico-miliatares, censura de livros, educação sexual, terceiração de gestão escolar (em andamento no Paraná), Escola Sem Partido e violência nas escolas.

Lúcia também foi questionada sobre a sua indicação pelo Progressistas (PP) para ela concorrer a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).

A ex-secretária, que já foi filiada ao PSDB, partido do prefeito e do vice-prefeito, assinou ficha recentemente no PP. Ela também contou como surguiu o convite, em 2017, para integrar a administração municipal.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn