Paralelo 29

ABDON: Como está o “Marketing Mix” hoje?

Foto: Agência Brasil
ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA, MESTRE EM COMUNICAÇAO SOCIAL

O termo Composto de Marketing (“Marketing Mix“) foi  designado por Neil Hopper Borden (07/12/1895 a 01//10/1980) em 1949.

Foi aprimorado em 1960 pelo estudioso e professor Edmond Jerome McCarthy (20/02/1928 a 03/12/2015) que o separou e o classificou em quatro segmentos de atividade: Produto, Preço, Promoção e Praça (tradução do Product, Price, Promotion e Place).

O principal objetivo do mix do marketing é encontrar a combinação perfeita entre o produto (bem e/ou serviço), preço, promoção e praça (ponto de distribuição). Dessa forma, a organização  com ou sem fins lucrativos poderá obter uma vantagem sobre a concorrência.

Algumas vezes, surgem equívocos conceituais decorrentes das faltas de pesquisas e/ou atualizações sobre o tema. Nas minhas atividades profissionais já encontrei alunos e clientes que comentaram: “ Os 4 Pês  estão mortos. A internet os matou”.

Alegavam que a Praça acabou. E eu explicava “Não acabou. A ideia e o conceito do produto certo, no lugar certo ,com preço certo para a pessoa certa continuam,  na forma  física e/ou no digital “.

Realizei investimentos para aprimorar o conhecimento sobre o tema, incluindo participações em seminários com o Philip Kotler (27/05/1931) que conheci pessoalmente em Porto Alegre (2008), considerado o pai do Marketing moderno.

Em 1999, lancei o livro Marketing Turístico incluindo os 7 Pês: pessoas, pesquisas, produto, preço, promoção, ponto de distribuição e performance incluídos na bibliografia dos cursos  em Turismo e Hotelaria. Devido ao sucesso da iniciativa, apresentei o primeiro livro eletrônico (“e-book”) sobre o tema, no Salão Gaúcho de Turismo (2001).

Atualmente, o Marketing no Brasil vem sendo praticado por  algumas pessoas sem as informações das bases teóricas e sistêmicas ignorando as evoluções das  conquistas acadêmicas e profissionais.

O Marketing vem evoluindo, aprendendo e se adaptando o tempo todo. Os verdadeiros profissionais sabem separar a propaganda enganosa da relação “ ganha-ganha“ com ética e compromisso no relacionamento mais duradouro possível.

Convém destacar que o Philip Kotler, economista e professor norte-americano, foi  importante para a disseminação da ideia no seu livro “Administração de Marketing”, em 1967.

Entretanto,  não foi o criador do conceito do ” Marketing Mix”. Em 2024, seu novo livro “Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human”, propõe a evolução dos 4 Pês para as empresas da era pós-industrial.

Convém salientar que os primeiros livros didáticos de marketing foram escritos principalmente por economistas, muitos deles críticos à teoria econômica tradicional, especialmente aquela que ignorava o comportamento real dos consumidores e vendedores.

Atualmente, três grandes influências se destacam: a transição de uma sociedade analógica para digital, a incorporação da inteligência artificial (IA) e o conceito de disrupção.

Com o mundo repleto de mudanças, exigem-se novas abordagens sobre a prática do marketing. É fundamental reconhecer que os mercados são formados por pessoas interagindo com pessoas. 

Assim, o H2H talvez tenha suas raízes em uma abordagem humanística do mercado: pessoas conectando-se com pessoas. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Publicidade

Relacionadas

Mais Lidas

Nothing found!

It looks like nothing was found here!