Paralelo 29

EDITORIAL: Um material para o eleitor tirar suas primeiras conclusões

Rodrigo, Dias, José Mauro Batista e Clarissa Lemos na prodoução do podcast/Foto: Paralelo 29

O Paralelo 29 nasceu durante a campanha eleitoral de 2020, quando foram eleitos prefeitos e vereadores que estão terminando seus mandatos. Foi nossa primeira grande cobertura, paralelamente à cobertura da pandemia de covid-19, que assustava a todos e matava milhares.

Passamos pelo desafio de cobrir eleições municipasis em um periodo extremamente difícil, marcado por restrições e distanciamento social, o que limitou contatos e, consequentemente, um acompanhamento mais presencial da campanha eleitoral.

Mesmo assim, o Paralelo 29 cumpriu seu papel. Quatro anos depois, o Paralelo 29 se prepara para fazer uma cobertura condizente com as necessidades de informação do eleitorado de Santa Maria e Região Central, agregando a isso, no meio, a cobertura das eleições de 2022.

Em 2020 e em 2022, éramos apenas um site de notícias. De lá para cá, nos tornamos, também, agência de produção de conteúdo, crescemos nos acessos ao site e nas redes sociais e ainda criamos um podcast, o Estação 29, que estreou no ano passado e que já tem 36 entrevistados, entre políticos, desportistas, autoridades, profisionais liberais e influencers, entre outros.

Nas eleições deste ano, nossa primeira iniciativa visando à cobertura do pleito de outubro próximo foi a produção de uma série de podcasts com os pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria. Seis dos oito pretendentes, até o momento, participaram das entrevistas. Dois cancelaram, alegando agendas de última hora e problemas de saúde.

Os conteúdos que começaram a ser veiculados nesta segunda-feira, 15 de julho, e que seguirão até a sexta-feira da próxima semana, 26 de julho, servirão, neste momento, para que o eleitorado tenha uma primeira impressão daqueles que pretendem governar Santa Maria nos próximos quatro anos – a partir de janeiro de 2025.

Exploramos aspectos pessoais de cada pré-candidato, como seus alinhamentos ideológicos, eventuais contradições políticas e o que pensam para a cidade a partir das principais temáticas e demandas da comunidade. Todos ainda responderam perguntas enviadas por leitores.

Agradecemos aos pré-candidatos que se dispuseram a participar das gravações num sábado e num domingo, inclusive abrindo mão de outras agendas.

E agradecemos, igualmente, ao Sindicato dos Municipários de Santa Maria e à Zinne Consultoria e Assessoria Jurídica – Advogado Robson Zinn, especialista em Direito Eleitoral, que se somaram às empresas Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de assessórios e produtos automotivos, para patrocinar os podcasts especiais.

Acreditamos que o conteúdo que estamos oferecendo, no formato podcast – um bate-papo mais descontraído e sem o engessamento das tradicionais entrevistas – será de suma importância para o processo democrático e está à altura daquilo que os santa-marienses esperam saber dos futuros candidatos, pois é desse embate de ideias, perfis e propostas que sairá aquele ou aquela que governará os destinos da cidade nos próximos anos.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn