Parlamentar do PP ficará no cargo até o próximo domingo (21) devido a viagem do titular
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
O vereador Pablo Pacheco (PP) se emocionou ao discursar em sua posse como prefeito interino de Santa Maria na manhã desta quarta-feira (17).
Ele assume o Executivo Municipal até o próximo domingo (21) por conta da viagem do titular, Jorge Pozzobom (PSDB), e do impedimento legal do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB), assumir o cargo por ser pré-candidato a prefeito. A posse também se dá pelo fato de Pacheco ser o presidente em exercício do Legislativo, tendo em vista a viagem do titular, Manoel Badke (União).
Com a presença do pai, o professor universitário José edro Pereira de Carvalho, e da madrasta, Mirian Teixeira, o vereador chorou e foi aplaudido ao fazer seu primeiro discurso já como prefeito.
“Eu quero agradecer a minha família, aos meus amigos. Todas as pessoas que estão aqui fazem parte desta história, sejam as pessoas que trabalhram na campanha, sejam as pessoas que me ajudaram dentro do partido. É uma grande responsabilidade presidir um partido grande, presidir a Câmara algumas vezes e fazer um trabalho sério. Porque a repercussão que temos lá fora é pela seriedade do trabalho e não pelo gritedo”, disse Pacheco em meio às lágrimas.
Recomposto da emoção, Pacheco disse que, como prefeito interino, vai trabalhar bastante. E brincou com a situação: “Ser chorão é um requisito para ser prefeito”. Disse também que está preparado para atender “pedidos de providências” dos vereadores.
EDITORIAL: Um material para o eleitor tirar suas primeiras conclusões
Pilchado para assumir o cargo
Apaixonado pela cultura gaúcha, Pacheco foi pilchado para a posse. Seguidamente, o vereador troca o terno pela bombacha, bota e lenço vermelho.
Vereador de primeiro mandato, Pablo Pacheco é formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele foi eleito em 2020 com 2.375 votos, o quinto mais votado da atual legislatura. Ele não disputará a reeleição.
ELEIÇÕES 2024: Confira, a partir desta segunda, podcasts com os pré-candidatos à Prefeitura
Pozzobom chateado com boatos
Ao transmitir o cargo, Pozzobom destacou que está indo a São Paulo para tratar de um momento muito importante para Santa Maria, que é o leilão da Parceria Público-Privada para a iluminação pública do município.
Pozzobom disse que ficou chateado com comentários de que Pacheco está assumindo por conta de uma imposição do PP para se coligar com o PSDB para disputar a Prefeitura.
ELEIÇÕES 2024: PP faz encontro em Santa Maria para lançar Lúcia Madruga como vice de Rodrigo Decimo
Posse prestigiada
A posse de Pablo Pacheco como prefeito interino foi prestigiada por colegas da Câmara, servidores da Prefeitura, cargos de confiança do atual governo e dirigentes partidários como o ex-presidente do PP Mauro Bakof e o ex-vice-prefeito e ex-candidato a prefeito pelo PP 2020 Sérgio Cechin. Também participaram dirigentes de outros partidos coligados para disputar a Prefeitura, como o Republicanos e o PSB.
A ex-secretaria de Educação Lúcia Madruga, indicada pelo PP para concorrer como vice-prefeita na chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), também discursou.
Madruga lembrou que é chamada de “Tia” por Pacheco pelo fato de o vereador e agora prefeito interino ter “se criado” na casa dela. Pacheco é amigo dos filhos de Lúcia desde a adolescência. Ela ainda foi aluna do pai de Pacheco.
J