Paralelo 29

PODCAST: “Caso vá ser feito concurso na minha gestão, o primeiro deles será na GM”, diz Giuseppe Riesgo, pré-candidato do Novo

Arte/Estação 29

Essa é uma das propostas apresentadas no Estação 29 para tentar melhorar a Segurança Pública em Santa Maria

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

O advogado e ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo, pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria pelo Novo, disse no podcast Estação 29, que, se houver concurso público em sua gestão, caso seja eleito, provavelmente o primeiro deles será para a Guarda Municipal (GM).

Riesgo defendeu que a Segurança Pública não pode ser repassada ao setor privado por ser uma função de estado. Nesse sentido, ele acredita que a GM deverá tornar-se uma polícia de fato.

“É necessário que ela tenha armamento, treinamento, incremento e, possivelmente, até um concurso público para que nós possamos ter mais segurança pública em Santa Maria. Então, caso vá ser feito um concurso público na minha gestão, provavelmente o primeiro vai ser na Guarda Municipal”, afirmou, destacando uma de suas propostas para a segurança pública.

Sobre as áreas de risco, Riesgo defendeu um planejamento para evitar que esses locais sejam habitados, paralelamente à implantação de um plano de contenção para desastres naturais.

O pré-candidato, que tem como vice a professora Magali Marques da Rocha (MDB), também respondeu a um questionamento sobre o Fundo Eleitoral contra o qual seu partido fez campanhas contrárias. Segundo ele, o Novo foi obrigado a usar a verba para não desaparecer.

No bate-papo, Riesgo também respondeu questionamentos políticos e ideológicos e perguntas temáticos comuns a todos os pré-candidatos. Ele tambem respondeu a uma pergunta enviada pelo público e que foi sorteada durante o podcast.

EDITORIAL: Um material para o eleitor tirar suas primeiras conclusões

Abaixo, um resumo da participação de Riesgo no Podcast Estação 29

Bastidores do Podcast: Riesgo, Rodrigo Dias e José Mauro Batista na gravação/Foto: Estação 29/Paralelo 29

POSIÇÃO IDEOLÓGICA

“Sou um liberal clássico, um liberal de direita. Acredito que o governo tem uma função mínima, de garantir a vida, a liberdade, a propriedade, segurança pública e acesso a serviços que as pessoas de baixa renda não têm”.

FUNDO ELEITORAL

“O Fundo Eleitoral obrigou o Novo a receber o recurso. Se nós não recebêssemos nós iríamos acabar. Essa é a verdade, nua, crua e dolorida. Mas caso tenhamos a chance de votar contra, nós vamos votar contra”.

SEGURANÇA PÚBLICA

Iluminação pública é um ponto importante, precisamos de mais iluminação pública no Centro. Alguns estudos demonstram que iluminação pública reduz de 20 a 30 por cento os pequenos crimes nos locais em que tem mais iluminação. O que o prefeito pode fazer? Iluminar melhor a cidade, ele pode integrar melhor as forças de segurança. Outra forma, trazer mais policiais militares para cá via governo do Estado.

COMÉRCIO INFORMAL

“A regra tem que ser igual para todos. É preciso um meio termo. Eu acho que não é válido fazer uma guerra contra e tirar todos, mas também a gente não pode permitir que se estabeleça uma concorrência desleal.

NÚMERO DE SECRETARIAS

“Pretendo reduzir, mas não tenho o número exato. Com certeza, haverá redução”

FUNCIONALISMO

“Vou fazer o máximo possível para colocar em cargos de gerência, cargos de lierança, comando, servidores efetivos da casa para que eles possam dar o direcionamento. E agregar o CC como alguém que vem com uma visão de fora. Fazer com que trabalhem juntos e em harmonia”.

SUBSÍDIOS AO TRANSPORTE COLETIVO

“Primeiro de tudo a gente tem que fazer a licitação. Não é a solução do problema, mas tem que ser feito, legalmente. Eu, inclusive já entrei com uma ação popular lá em 2016, quando era estudante, para fazer a licitação, e prometeram fazer, e eu tô até agora esperando. A gente tá fazendo transporte público do mesmo jeito que a gente fazia nos anos 70. Tem vários modelos mundo a fora e Brasil afora que podem ser adotados aqui. Só que a gente tem que estudar a nossa realidade”

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES

“Tem que analisar a situação do IPASSP porque o risco de o IPASSP quebrar é o servidor ficar sem aposentadoria. Tem que ser uma conversa franca com eles, ouvir o que têm a dizer”

PERGUNTA DO PÚBLICO SORTEADA NO PODCAST: Por que a Prefeitura paga tão caro pela coleta do lixo? Não seria mais viável, econômico e eficaz criar uma empresa pública para coleta e tratamento do lixo aproveitando a mão de obra dos catadores?

“O pagamento da coleta de lixo ser caro é uma questão contratual. Se o contrato foi feito daquele jeito ele vai ser cumprido daquele jeito, e isso pode ser ajustado, alterado e reequilibrado. Viável, econòmico e eficaz, empresa pública nunca é porque a forma de gestão da empresa pública é diferente da forma de gestão da empresa privada. Uma empresa pública tá tratando com o dinheiro público. Ou seja, ela não pode tomar decisões rápidas e ágeis porque aquele dinheiro não é dos gestores. Tem que fazer licitação para a compra de materiais, tem que fazer concurso para novos contratados. Existem regras diferentes para o setor público, então ele é mais travado”.

SAÚDE

“É um absurdo o posto fechar às cinco da tarde, é um absurdo ir para o PA do Patronato e ficar horas lá para ser atendido. É muito fácil prometer construir posto e construir hospital. O custo da saúde não é a construção desses lugares, mas a manutenção. Olha o Hospital Regional, ficaram anos construindo aquele negócio, e para botar para operar é difícil.Primeiro de tudo, tem que ter um aumento de turno, as pessoas têm que ser atendidas depois do horário de trabalho. A gente tem que ter uma integração dos sistemas e uma informatização melhor”

PODCAST:”Prefiro que a Prefeitura administre contratos do que propriedades”, diz Giuseppe Riesgo, pré-candidato a prefeito pelo Novo

Podcast especial

podcast Estação 29 especial com pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria será veiculado até sexta-fera da próxima semana, com entrevistas às segundas, quartas e sextas-feiras. Seis dos oito pré-candidatos participaram da série.

O Estaçao 29 especial tem o oferecimento de Sindicato dos Municipários de Santa Maia e de Zinne – Assessoria e Consultoria Jurídica – Advogado Robson Zinn, especialista em Direito Eleitoral, que se somam às empresas Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de assessórios e serviços automotivos. O conteúdo está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn