Paralelo 29

União Brasil faz convenção neste sábado em Santa Maria, mas grupo contrário à coligação com o PT se mobiliza

Farret foi indicado para vice de Valdeci/Foto: Christiano Ercolani, Divulgação

Direção atual garante que coligação com petistas será mantida

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

O União Brasil (UB), partido do ex-prefeito José Haidar Farret, indicado para concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual e ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT), em Santa Maria, realizará sua convenção na manhã deste sábado (19). No entanto, um grupo contrário à aliança com o PT disse estar pronto para questionar qualquer decisão na Justiça.

Nesta sexta-feira (19), o Paralelo 29 conversou com o ex-vereador Marcelo Bisogno, que preside a atual executiva do UB em Santa Maria. Conversou também com o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke, o Maneco, que é contrário à aliança com o PT.

Atual presidente do UB diz que “está tudo certo”

Bisogno (primeiro à esquerda na fileira debaixo) garante que convenção sai/Foto: Divulgação

Bisogno confirmou a realização da convenção na manhã deste sábado, das 9h às 13h, na sede do PT. Segundo ele, Farret será oficializado vice de Valdeci.

Sobre uma decisão da direção nacional do UB de suspender a convenção em Santa Maria até uma segunda ordem, Bisogno disse que o assunto já foi resolvido.

“Eu e o presidente estadual do partido, o deputado federal Luiz Carlos Busatto, encaminhamos um ofício à direção nacional. Está autorizado, tudo resolvido”, afirmou Bisogno.

Presidente da Câmara diz o contrário

Maneco, que é contrário à coligação com o PT, contestação convenção/Foto Luísa Monteiro,AICVSM

Não é o que diz o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Manoel Badke, Maneco, que lidera um grupo do UB contrário à coligação com o PT.

Segundo Maneco, na segunda-feira (15), em uma reunião nacional, a direção do UB decidiu suspender todas as convenções no Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, até uma segunda ordem. Brigas internas teriam enfraquecido Busatto perante a executiva nacional.

Em nível nacional, há um grupo contrário à participação do UB no governo Lula, onde o partido tem três ministérios. Esse grupo contrário tem, entre suas lideranças, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um adversário histórico da esquerda e do PT.

Dossiê de 52 páginas

Maneco disse ao Paralelo 29 na noite desta sexta-feira que está pronto para assumir o comando do UB em Santa Maria a partir da próxima semana. Ele garante que já há um encaminhamento para a troca da executiva provisória na cidade e que ele será o novo presidente.

O vereador acusa Bisogno de ter “vendido o União Brasil ao PT, uma referência ao apoio à pré-candidatura de Valdeci Oliveira.

Badke disse que encaminhou à direção nacional um dossiê de 54 páginas mostrando que a atual direção provisória do partido em Santa Maria é composta por “petistas enrustidos”.

“Vamos separar o joio do trigo e montar um partido sério. Eu disse que seria um paralelepípedo no sapato deles, mas são dois paralelepípedos”, diz Maneco, ameaçando ingressar na Justiça contra qualquer decisão que vier a ser tomada na convenção deste sábado.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn