JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Projeto inclui a Rua Alberto Pasqualini (antiga 24 Horas) e é uma das propostas para a organização do Centro da cidade
O atual vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), que é pré-candidato à Prefeitura, disse, no podcast Estação 29, que já há um projeto em estudo para a transformação de toda uma área do Centro que inclui a Rua Alberto Pasqualini (antiga Rua 24 Horas) e que vai até o antigo Garajão da UFSM, na Rua Dr Astrogildo de Azevedo.
A ideia é viabilizar uma transformação naquele perímetro em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que contemplará a reforma do Clube Caixeiral.
Essa é uma das propostas do pré-candidato para, também, organizar melhor a área central, que inclui o comércio informal.
“Estamos conversando com a UFSM para transformar aquela região do Garajão, assim como já aconteceu com o Calçadão, com a Praça Saldanha Marinho, como está acontecendo com a Avenida Rio Branco e como está acontecendo também com a Gare” exemplificou.
Na entrevista, Decimo também disse que pretende criar uma pasta específica para o turismo e, respondendo a uma pergunta de um leitor, disse que vai conversar com os museus para que esses estabelecimentos ofereçam horários alternativos de visitação.
Na questão da saúde, Decimo elencou realizações do atual governo, como a regulação do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) 24 horas. Mas admitiu que é preciso melhorar mais, citando a telemedicina como uma de suas propostas para agilizar os atendimentos.
Na segurança pública, o vice-prefeito também citou realizações da Prefeitura, como a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e a ampliação do número de câmeras de videomonitoramento na cidade.
“Camera é prevenção”, afirmou Decimo, ressaltando que o número de equipamentos deverá saltar para 1,7 mil com um novo contrato. Não descartou criar uma secretaria específica.
Rodrigo Decimo tem como vice a professora Lúcia Madruga, que durante oito anos, foi secretária de Educação. Ela foi indicada pelo PP. A coligação tem, ainda, PSD, Republicanos e PSB.
EDITORIAL: Um material para o eleitor tirar suas primeiras conclusões
Abaixo, um resumo da participação de Decimo no Podcast Estação 29
POSIÇÃO IDEOLÓGICA
“Minha primeira opção partidária, quando eu tive o convite e a oportunidade de concorrer, foi pelo PSL porque eu me identificava com aquela sigla, e foi através dela que eu fiz a composição com o prefeio Jorge Pozzobom. Houve a fusão do PSL com o DEM, surgindo o União Brasil, partido para o qual fui naturalmente. Mas, nos transcorrer do tempo, eu não me sentia mais à vontade. Aí surgiu o convite para fazer parte das fileiras do PSDB. É um partido em que me sinto em casa. Eu me defino como de centro-direita. Mas, mais do que a questão ideológica, eu trago princípios, valores, aquilo que é correto, que é ético, que é justo. Tem pautas ditas de esquerda, que a gente trabalha, com que eu me identifico, como a questão da fome”
SECRETARIAS
“Eu não fico preocupado em ter mais ou menos secretarias. Eu fico preocupado em ter secretarias que façam entregas”.
EDUCAÇÃO
“Educação é uma função que o Estado não pode delegar para nenhum outro. A questão da compra de vagas é por necessidade mesmo. Estamos fazendo investimentos milionários para a formação de vagas. Estamos entregando, nos últimos oito anos, sete creches novas. São 1,2 mil vgas que nós estamos criando, fora aquelas escolas que foram reformadas. A compra de vagas se faz necessária para suprir a demanda, principalmente com relação à pendemia. Muitas crianças que tinham a oportunidade de ter um maternal privado acabaram tendo que migrar para o público. Nossa educação pública é de muita boa qualidade. Não fica devendo absolutamente nada para o privado”.
PERGUNTA DO PÚBLICO SORTEADA NO PODCAST: ”Santa Maria tem vários museus, mas nenhum é aberto aos finais de de semana. O seu governo vai conversar com os museus para oferecem horários alternativos nos finais de semana?
“Sim. A cultura em Santa Maria nunca experimentou um investimento tão grande do governo municipal, como nos últimos anos. A nossa LIC é a maior do Estado. Tivemos já a Noite do Museu, com os museus abertos à noite. Sem dúvida nenhuma, precisamos evoluir nesta pauta de termos os museus abertos em horários que permitam que a população possa ir lá visitar”
ÁREAS DE RISCO
“Santa Maria não sofreu mais com as enchentes porque houve um investimento milionário em macrodrenagem. E nas áreas de risco, protocolamos no ano passado junto ao governo federal, projetos de contenção de encostas””
COMÉRCIO INFORMAL
“É um trabalho que tem que ser feito não só pela Guarda Municipal, mas principalmente pela fiscalização do município, de forma integrada. Estamos conversando com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para transformar aquela região do Garajão assim como já aconteceu com o Calçadão, com a Praça Saldanha Marinho, como está acontecendo com a Avenida Rio Branco e como está acontecendo também com a Gare”
SEGURANÇA PÚBLICA
Santa Maria é um dos municípios que mais investe em segurança. Santa Maria investe quase R$ 7 milhões no nosso Ciosp, e não precisaria, isso é uma creche, ou pelo sistema novo que nós fizemos, da creche Luizinho de Grandi, seriam duas creches por ano que a gente investe em segurança por ano. São 1,2 mil câmeras. Estamos fazendo a recontratação de mais 500, vai dar 1,7 mil câmeras. Câmera é prevenção. O homicídio é aquele delito que foge ao controle de qualquer um, inclusive da própria polícia”.
SAÚDE
“Temos a consciência que a saúde de Santa Maria precisa e pode melhorar bastante. Mas também tivemos entregas importantes. Tiemos equipamentos importantes entregues, unidades de saúde, ESF, tivemos um avanço significativo na questão do Samu, a regulação 24 horas. Hoje, Santa Maria é o único município do interior do país que tem uma regulação 24 horas. Tenho o projeto de trabalhar cada vez mais a telemedicina”
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA
“Precisamos achar uma solução para o Ipasp. Uma reforma da previdência, madura que efetivaente contemple. Se não tratarmos desse assunto, vai colapsar o município. Pelas circunstâncias todas que nós vivemos, na questão da pandemia, últimas secas, neste ano essa catástrofe climática, efetivamente não tivemos as condições de tratar desse assunto. Até porque um assunto declicado desses precisa, naturalmente, ser tratado em início de gestão”
SUBSÍDIOS AO TRANSPORTE COLETIVO
“O subsídio que foi alcançado agora, e no ano passado, para as empresas, foi necessário. Não é porque gostaria ou nao gostaria. É para que o sistema efetivamente não colapse. Esse valor é colocado no sistema, esse recurso não vai para as empresas. Estamos trabalhando, e de forma muito madura, é na formaçao de uma licitação do transporte público que seja sustentável”.
Podcast especial
O podcast Estação 29 especial com pré-candidatos à Prefeitura de Santa Maria será veiculado até sexta-fera da próxima semana, com entrevistas às segundas, quartas e sextas-feiras. Seis dos oito pré-candidatos participaram da série.
O Estaçao 29 especial tem o oferecimento de Sindicato dos Municipários de Santa Maia e de Zinne – Assessoria e Consultoria Jurídica – Advogado Robson Zinn, especialista em Direito Eleitoral, que se somam às empresas Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e Classic Films, loja de assessórios e serviços automotivos. O conteúdo está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify.