Paralelo 29

Quem são os professores da UFSM mortos em assalto e o que se sabe sobre o crime em Mato Castelhano

Turchetto e Fortes/Foto:Reprodução, Rádio Uirapuru, Divulgação

Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto estavam hospedados em hotel que foi assaltado

O crime que vitimou dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante assalto a um hotel de Mato Castelhano, na madrugada desta quinta-feira (25), chocou o Rio Grande do Sul, principalmente a comunidade acadêmica. Os dois trabalhavam em Santa Maria.

Fabiano de Oliveira Fortes tinha 46 anos. Já Felipe Turchetto tinha 35 anos. Os dois professores eram lotados no Departamento de Ciências Flores, do Centro de Ciências Rurais, e lecionavam no campus de Santa Maria.

Fortes era natural de Palmeira das Missões e tinha formação em Engenharia Florestal. Desde 2008 era servidor da UFSM. Já Turchetto, que também era engenheiro florestal e atuava na UFSM desde 2019, era natural de Taquaruçu do Sul, conforme seu perfil no Facebook.

Em fevereiro de 2018, Turchetto fez um post na rede social comemorando a conquista do doutorado em Engenharia Florestal, resumindo, segundo ele, “uma caminhada de vários anos”.

Depois de lecionar no Norte do Estado até o ano passado. Desde o começo do ano atuava no campus de Santa Maria.

O que se sabe sobre o crime

Assalto com mortes ocorreu em hotel de Mato Castelhano, na região de Passo Fundo/Foto Reprodução, Rádio Uirapuru

Conforme o repórter policial da Rádio Uirapuru de Passo Fundo, João Victor Lopes, dois homens se hospederam no Hotel Romantei, por volta das 23h de quarta-feira (24). Por volta das 4h desta quinta-feira, eles anunciaram o assalto.

Oito pessoas que estavam na sala de conveniência do hotel foram rendidas pela dupla de assaltantes e levadas para a cozinha, onde foram amarradas. Armados, os assaltantes levaram a proprietária do hotel para a cozinha, onde, mediante ameaças, ela transferiu valores via PIX para as contas dos criminosos.

Durante o momento em que as vítimas estavam sendo amarradas, os dois professores se levantaram e fora mortos, cada um com um tiro na cabeça. Os professores estavam em um evento acadêmico com cerca de 15 alunos.

Após o assalto e os assassinatos, os assaltantes fugiram em direção a Passo Fundo em um veículo ainda não identificado.

A Brigada Militar foi acionada e foi atrás dos bandidos. Informações preliminares dão conta que o carro usado pelos assaltantes era roubado e tem as placas clonadas.

Em nota, divulgada no início da manhã, a Reitoria da UFSM divulgou nota de pesar. A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) também se manifestou.

Em publicação em suas redes sociais, a Sedufsm lamentou a morte dos professores. Fabiano Fortes era filiado à entidade e integrou o Conselho Fiscal da Sedufsm em 2021.


Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn