Liderança local e empreendedor, ele também foi escoteiro e lutou pelo desenvolvimento de Itaara
JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29
Morreu nesta sexta-feira (25), aos 88 anos, o empresário Fritholdo Helmuth Staggemeier, uma das personagens mais marcantes das últimas décadas em Santa Maria. A informação foi postada em rede social por uma das filhas do empresário, a jornalista Carmen Stagemmeier Xavier.
Helmuth foi militar do Exército, empreendedor e líder empresarial. Entre 19868 e 1987, foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), encampando lutas como a liberdade para abertura do comércio. Teve uma segunda gestão na entidade lojista
Sua primeira gestão também foi marcada pela reforma e reconstrução da sede da entidade, na Rua Astrogildo de Azevedo. Foi, ainda, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), entre outras passagens por entidades empresariais.
Foi sócio do Estúdio Foto Imperial, loja especializada em fotografia que marcou época na cidade e era uma referência em qualidade, tendo reconhecimento na região e no Estado.
Apaixonado por fotografia, Seu Helmuth, como era conhecido, fotografou a cidade, casamentos, aniversários e outros eventos, e ensinou a arte de fotografar a várias gerações. Também era um adepto do escotismo, atividade em que também foi líder.
Morador de Santa Maria e Itaara, lutou pelo desenvolvimento do município vizinho desde que o município ainda era distrito de Santa Maria.
“Foi proprietário da Foto Imperial e realizou coberturas históricas em Santa Maria. Lembro das fotos da neve em Itaara e dos primeiros sinos não católicos a badalarem no Brasil, na Igreja Luterana de Santa Maria”, diz o economista Abdon Barretto Filho.
Seu Helmuth deixa a esposa Ligia Carmen Petry Staggemeier e os filhos Carmen, Rafael e Sandra. Também deixa os netos Érica, Nicolo, Arthur, Augusto, André e Adriano.
Conforme a família, o corpo do empresário será velado a partir das 8h desta sexta-feira (26), na Capela E do Cemitário Jardim Santa Rita de Cássia, onde haverá a cremação, às 18h.